Vantagens da Modernização de Elevadores


Entenda como a modernização de elevadores pode contribuir e agregar valor ao seu edifício.

O que é a modernização de elevadores?

A modernização de elevadores nada mais é do que a substituição de peças antigas do elevador, por peças mais atualizadas. Essa troca não apenas garante o melhor desempenho do seu elevador, como também traz mais praticidade e conforto aos usuários.

O elevador é um dos meios de transporte mais usado no dia a dia dos brasileiros. Seja em edifícios residenciais, comerciais, shopping ou casas. Nessa rotina agitada, as pessoas não gostam de atraso por conta de falhas na locomoção.

A modernização pode ser feita em três segmentos diferentes: estética, técnica e tecnológica.

Modernização estética

A modernização estética foca na beleza do elevador. Ou seja, troca de botoeiras, espelhos, cabinas e portas. Seu elevador fica mais bonito e moderno.

Sem dúvida, a melhoria estética traz um ambiente mais agradável visualmente aos passageiros.

Modernização técnica

A modernização técnica foca nos equipamentos funcionais do elevador. A troca deles, melhora seu desempenho e conforto dos usuários.

Dessa forma, você evita possíveis falhas de funcionamento e gastos com trocas de peças.

Modernização tecnológica

Na modernização tecnológica, sistemas inteligentes são instalados para o elevador como, por exemplo, o sistema de biometria e o resgate automático.

Essa modernização deixa o elevador mais prático, evitando paradas desnecessárias e melhorando sua logística.

Quando realizar a modernização de elevadores?

Existem alguns sinais que alertam a hora de modernizar seu elevador:

  • Apresenta ruídos em sua locomoção e momentos de parada
  • Desnível entre o andar e a cabina, como se fosse um “degrau”
  • Apresenta problemas frequentemente, tendo que trocar suas peças
  • Elevadores sem acessibilidade para deficientes
  • Falhas de funcionamento técnico
  • Elevado consumo de energia elétrica

Qual o valor/custo para modernizar um elevador?   

O custo para modernizar um elevador, depende de qual tipo de modernização for escolhida e quais equipamentos irão ser trocados. Estima-se um valor que pode variar entre R$40mil até R$350mil.

O mais recomendado, é que se procure uma empresa especializada para realizar um orçamento. Assim, você terá a real noção da necessidade do seu elevador e o valor da modernização.

O preço da modernização poderá ser retirado do dinheiro pago pelos condôminos todo mês, ou do aluguel das salas comerciais, dependendo da funcionalidade do seu edifício.

A modernização é um investimento de todos e para todos, afinal, melhorará o conforto e comodidade dos passageiros.

Vantagens da modernização de elevadores

Edifício adequado à lei

Com a modernização feita de maneira correta, seu edifício não corre o risco de ser multado por não estar de acordo com a NBR 15.597, lei regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Edifícios com elevadores muito antigos e desatualizados, podem ser multados pela fiscalização. Além disso, os passageiros são prejudicados pela má funcionalidade.

Um edifício adequado à lei, se torna mais bem visto por futuros moradores e usuários também.

Agilidade no fluxo de passageiros

Com a rotina corrida dos brasileiros, a demora na locomoção é bastante prejudicial. Os elevadores mais modernos possuem sistemas inteligentes que não param em andares desnecessários e melhora seu desempenho.

Como resultado, o elevador ganha mais rapidez para o dia a dia dos passageiros, evitando filas e aglomerações durante o trajeto.

modernização de elevadores

Redução de gastos

Assim que um prédio adquire novos elevadores, todas as peças antigas serão trocadas por atuais.

A modernização de elevadores, envolve a troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, que possuem sensores inteligentes. E, também, máquinas de tração que gastam menos energia.

Com essas atualizações, o edifício evita gastos desnecessários, podendo chegar a uma economia de até 40% no final do mês, quando comparado a modelos mais antigos.

Redução de falhas do elevador

Como os equipamentos serão mais novos, as chances deles aparentarem alguma falha de peça ou de funcionamento, são muito pequenas.

Apesar disso, importante não deixar de realizar as manutenções mensais feitas por empresas especializadas. Dessa forma, você irá prevenir futuros problemas e, consequentemente, gastos.

Maior conforto aos passageiros

Eventualmente, os elevadores mais antigos apresentam barulhos, paradas mais bruscas e maior tempo de locomoção. A modernização resolve esses problemas.

O elevador ficará mais silencioso, rápido e confortável. Assim, a experiência do usuário será muito mais agradável.

Acessibilidade

Hoje em dia, é essencial que os edifícios sejam acessíveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O elevador pode ser modernizado com corrimãos, espelhos maiores, ou até mesmo a instalação de um elevador específico para deficientes.  

Dessa forma, o prédio se tornará mais inclusivo, além de estar seguindo as leis federais exigidas, referente a acessibilidade.

Embelezar o edifício

Além de todas as modernizações técnicas e tecnológicas, a estética é muito importante para o elevador. Aliás, ela chega até ser a modernização mais em conta entre as demais.

Todos nós, nos sentimos mais confortáveis em estar em um ambiente mais bonito. Com o elevador não é diferente, ele agrega valor ao edifício e melhora a sua aparência.

Assim, o prédio ganha uma vantagem competitiva no mercado imobiliário, perante aos demais.

Valorização do patrimônio

Elevadores modernos agregam valor ao edifico. O prédio se torna mais valorizado, sendo melhor visto por moradores atuais, futuros moradores ou empresas que buscam por uma sala comercial.

Assim, o valor do imóvel sobe na hora da venda ou locação. Essa atitude atrai mais compradores que buscam investir em imóveis.

Além disso, a durabilidade do elevador aumenta, podendo evitar trocas de peças e gastos desnecessários.

Conclusão

Dessa forma, podemos concluir que a modernização de elevadores só agrega ao edifício. Seja ela técnica, estética ou tecnológica.

De fato, o prédio passa a ser melhor visto por todos os moradores, inquilinos e futuros. A qualidade e o conforto do elevador aumentam. Sobretudo, todos os usuários, sem exceção, saem ganhando.

Contudo, é muito importante ressaltar que, a modernização precisa ser feita por uma empresa especializada e com experiência no assunto. Assim, futuramente, o prédio não sairá no prejuízo. Portanto, a modernização feita por pessoas despreparadas, acarreta diversos problemas no futuro.

Então, agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal entrar em contato conosco para tirar possíveis duvidas e até mesmo realizar um orçamento para a modernização do seu elevador?

A Crel Elevadores é uma empresa especializada em manutenção e modernização de elevadores. Além disso, contamos com 40 anos de experiência no mercado.

Estamos esperando por você!  

Posts Relacionados:

modernização de elevadoresModernização

Vantagens da Modernização de Elevadores

Ler artigo
sistema regenerativo do elevadorElevadores

Descubra como o sistema regenerativo do elevador gera economia de energia

Ler artigo
Elevadores modernosElevadores

Elevadores modernos: mais segurança e economia no seu condomínio

Ler artigo

Compartilhar: