Elevador residencial: posso ter um em minha casa?


Saiba mais sobre o elevador residencial, quais as vantagens que ele pode trazer para sua casa e se ela pode ou não recebê-lo!

Com os avanços da medicina, cada vez mais, a expectativa de vida das pessoas vem aumentando. No Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro tende a viver, em média, 75,8 anos.

Já que a tendência do Brasil é ter mais idosos do que jovens nas próximas décadas, é importante pensarmos neles e em seu bem-estar. Os comércios e residências devem se preocupar com isso em sua construção, engenheiros e arquitetos estão se adequando a essa nova realidade.

Assim sendo, as construtoras e empresas que prestam serviços para imóveis, estão oferecendo soluções para a melhoria da acessibilidade. A solução mais desejada e útil no momento, são os elevadores residenciais. Com ele, você ganha mais conforto na sua casa.

Além disso, o elevador residencial traz outras vantagens. Continue lendo e descubra quais são!

Quais as vantagens que um elevador residencial traz?

Melhoria na acessibilidade

Com o cenário atual, é fundamental que os imóveis estejam adequados para receber pessoas com a mobilidade reduzida. Um cadeirante, por exemplo, precisa ter livre acesso a imóveis que possuem mais do que um andar.

O elevador residencial traz essa maior acessibilidade, podendo atender melhor as necessidades dos que precisam. O bem-estar da pessoa melhora e ela ganha mais liberdade para se locomover e realizar suas vontades.

O Imóvel se torna mais valorizado

Com a instalação do elevador em um imóvel, este ganha uma grande vantagem competitiva. O mercado imobiliário é um ramo bastante concorrido e cada detalhe faz a diferença.

Além disso, o dono do imóvel, na hora da venda ou locação, pode aumentar o preço. O equipamento passa a ser um ótimo investimento que traz retorno não só financeiro, mas também, uma satisfação em poder ajudar os que precisam.

Melhora a estética do imóvel

Além de trazer uma maior acessibilidade, o elevador melhora a estética do imóvel. As pessoas passam a enxergar melhor as casas que possuem um.

Os equipamentos podem ser personalizados de acordo com o cliente. Você pode combinar as cores, assoalhos, iluminação e materiais que fazem seu estilo. Tudo isso pode ser combinado com a empresa responsável pela instalação, na hora em que o projeto estiver sendo desenvolvido.

Comodidade para você e sua família

O elevador residencial, além de ser bastante útil para as pessoas com mobilidade reduzida, pode ser utilizado por todos os moradores. Ele traz um maior conforto para todos, podendo ajudar nas tarefas diárias.

Você pode utilizá-lo para carregar compras e transportar bagagens. Além disso, você traz mais segurança para as crianças, podendo optar em utilizar o elevador ao invés das escadas.

O equipamento oferece um sistema de interfone, e também, se desejado, um sistema de resgate automático. Assim, os pais podem ficar despreocupados em deixarem as crianças utilizarem.

O meu imóvel pode receber um elevador?

Quando você estiver pensando em adquirir um elevador residencial, o ideal é que você procure uma empresa especializada no ramo para realizar uma análise completa. Com isso, os profissionais indicarão se o seu imóvel pode receber o equipamento e qual o mais recomendado.

Se a casa ainda estiver ainda no papel, é mais fácil para os engenheiros deixarem um espaço reservado para o elevador, podendo economizar na obra. Assim, a estrutura já estará pronta e adequada para sua instalação.

O elevador residencial não possui tantos critérios em sua instalação comparado aos outros. Ele ocupa menos espaço pelo fato de não precisar de uma caixa de máquinas.

Além disso, as cabinas também são menores, o tamanho mínimo é de 1,15 x 1,15 metros. Com ela, duas pessoas utilizam o equipamento confortavelmente. Caso o elevador residencial necessite transportar cadeirantes, o tamanho mínimo da cabina passa a ser 1,35 x 1,45 metros.

Contudo, o trabalho de escavação para o poço também não demanda muito espaço. A residência não precisa ter muita altura. O último pé direito precisa ser de, 2,70 metros, no mínimo.

Tipos de elevadores residenciais

Os elevadores residenciais possuem dois modelos: unifamiliar e de passageiros.

Elevador unifamiliar

Recomenda-se o elevador unifamiliar para imóveis que somente a família irá utilizá-lo. Ele possui uma capacidade de até 3 passageiros, podendo ser hidráulico ou com máquina de tração.

Elevador de passageiros

É recomendado o elevador de passageiros para imóveis que possuem maior fluxo de visitas, funcionários e familiares. Eles podem transportar a partir de 6 pessoas e possuem modelo hidráulico ou com máquina de tração.

Conclusão

Contudo, é notável como um elevador traz benefícios para o imóvel e seus moradores. De fato, ele melhora a acessibilidade das pessoas que precisam e traz mais comodidade e conforto para todos. E ainda mais: você pode utilizá-lo para transportar compras e bagagens, além de aumentar a segurança para as crianças.

Além disso, outro benefício que o equipamento oferece, é a valorização do imóvel. O elevador agrega valor, e isso é uma vantagem competitiva e bem vista por todos, porque a casa passa a ter mais modernidade e tecnologia.

No entanto, é importante ressaltar que a instalação do elevador precisa ser feita por uma empresa especializada no assunto. Assim, você garante que o bom funcionamento e qualidade do produto.

A Crel Elevadores é uma empresa especializada no ramo, com 40 anos de experiência. Fornecemos todo tipo de serviço aos elevadores: venda, instalação, manutenção e modernização. E mais: em nosso catálogo, possuímos elevadores unifamiliares, de acessibilidade e de passageiros.

Assim sendo, entre em contato conosco para tirar possíveis dúvidas, e iremos te ajudar a realizar o sonho da casa ideal! Basta você clicar aqui!

Posts Relacionados:

entenda-a-diferença-entre-Heliponto-e-HeliportoElevadores

Elevador de Heliponto: entenda sobre o funcionamento desse equipamento

Ler artigo
o que é dpsElevadores

DPS: Saiba tudo sobre os Dispositivos de Proteção contra Surtos

Ler artigo
elevador residencialElevadores

Elevador residencial: posso ter um em minha casa?

Ler artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhar: