Modernização de Elevador: Dicas para economizar energia


Os custos para manter um ou mais elevadores, em geral, são altos. Mas, você sabia que há maneiras de reduzir esses gastos? Com a modernização de elevador, equipamentos são atualizados e passam a gastar menos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a economizar. Então, continue a leitura e confira!

1 – Troca das lâmpadas

Antes de mais nada, para você que quer uma redução mais rápida e de baixo custo, essa é a melhor opção. Toda vez que alguém usa o equipamento, as lâmpadas se acendem. Depois do motor, elas são o gasto mais alto, no total da conta.

A troca das lâmpadas comuns pelas de LED, gera uma boa redução na hora de fechar o mês. Elas podem até custar mais caro na hora da compra, porém, sua economia a longo prazo é bastante significativa.

2 – Aumento do uso das escadas

A redução do uso dos elevadores, também gera uma economia importante. Os moradores devem criar o hábito de utilizar as escadas, em especial os que moram em andares mais baixos.

Essa é uma ação que deve ser realizada aos poucos, na cultura do condomínio. Uma boa dica para incentivar os condôminos a optarem pelos degraus, é expor informações úteis nas áreas comuns e nos murais do elevador.

Por exemplo, você sabia que a atividade física melhora a qualidade de vida? Além disso, pelo simples ato de subir 5 andares de escada, você já gasta, em média, 75 calorias.

Com isso, os moradores se sentirão mais motivados a usarem os elevadores com menor frequência.

3 – Chame apenas um elevador

Muitas pessoas, às vezes, por estarem com pressa, chamam todos os elevadores para o seu andar. Essa ação faz com que mais de um elevador seja ativado ao mesmo tempo, gastando assim, mais energia.

Evite fazer isso. Antes de chamar algum elevador, veja qual está mais próximo ao seu andar e chame apenas ele.

Sem dúvidas, essa simples ação já causa uma boa mudança na conta de energia.

4 – Manutenção preventiva

O hábito de realizar manutenções preventivas no elevador, evita muitos gastos. Portanto, sua prática é muito importante. Assim sendo, um profissional fará a vistoria completa no equipamento e, se sentir a necessidade, trocará algumas peças.

Na manutenção preventiva, algumas partes do aparelho são verificadas. Dentre elas, estão:

  • Quadro de energia;
  • Quadro de comando;
  • Máquina de tração;
  • Limitador de velocidade;
  • Fita seladora;
  • Polia de desvio;
  • Cabina;
  • Botoeiras;
  • Contrapeso;
  • Fundo do poço.

Mas, saiba que essas vistorias precisam ser feitas por uma empresa especializada. Assim, você garante a boa qualidade do trabalho.

5 – Desligar o elevador

Uma outra opção para reduzir os gastos no fim do mês, é desligar o elevador em alguma ocasião.

Para os prédios comerciais, é mais fácil realizar essa ação, ainda mais se não ficar aberto 24 horas. Desligue os elevadores durante a noite, assim, as lâmpadas não serão acionadas.

Para os edifícios residenciais, desligar os elevadores fica mais difícil. Uma boa opção é desligar algum elevador durante a madrugada, horário de menos uso, e deixar os outros funcionando normalmente. De fato, com essa alternativa, a conta já terá mudanças.

6 – Modernização de elevador completa

A modernização de elevador envolve a troca de muitos componentes. Além disso, o custo para realizar uma operação completa, pode ser um pouco alto.

Ela possuiu três vertentes diferentes:

Modernização de elevador estética

A modernização estética foca na beleza do elevador. Ou seja, troca de botoeiras, espelhos, cabinas e portas. Seu elevador fica mais bonito e moderno.

Sem dúvida, a melhoria estética faz com que o visual do ambiente se torne mais agradável aos passageiros.

Modernização de elevador técnica

A modernização técnica foca nos equipamentos funcionais do elevador. A troca deles, melhora seu desempenho e o conforto dos usuários.

Dessa forma, você evita possíveis falhas de funcionamento e gastos com trocas de peças.

Modernização de elevador Tecnológica

Na modernização tecnológica, sistemas inteligentes são instalados para o elevador como, por exemplo, o sistema de biometria e o resgate automático.

Essa modernização deixa o elevador mais prático, evitando paradas desnecessárias e melhorando sua logística.

Todas essas modernizações favorecem o condomínio como um todo, tanto esteticamente como em seu funcionamento. Além disso, reduz os gastos do local.

7 – Empresa de Confiança

A contratação de uma boa empresa faz toda a diferença quando o assunto é elevador. Muitos contratam empresas despreparadas e sem experiência, podendo gerar mais prejuízos ainda. Por isso, pesquise bem antes de tudo.

Uma empresa qualificada e com experiência no ramo, detectará os problemas antes de se agravarem. Além disso, caso necessário, fará a substituição de alguma peça com toda a garantia e qualidade necessária.

Então, se você quiser reduzir seus gastos no fim do mês, siga essas dicas. Analise bem e coloque-as em prática.

Sendo assim, agora que você aprendeu mais sobre manutenção de elevadores, entre em contato conosco para saber sobre nossos serviços. Na Crel, você encontrará uma equipe especializada no assunto e, seu elevador, estará mais seguro em nossas mãos. Estamos esperando por você!

Posts Relacionados:

Modernização

Modernização de Elevador: Dicas para economizar energia

Ler artigo
portaria virtualInformativos

Portaria Virtual: Saiba tudo sobre esse sistema

Ler artigo
modernização de elevadoresModernização

Vantagens da Modernização de Elevadores

Ler artigo

Compartilhar: