Mitos sobre Elevador: Saiba os mais comuns


Alguns mitos sobre elevador acabam desencadeando medo, ou até mesmo fobia, em algumas pessoas que os escutam por aí. Hoje vamos falar um pouco sobre esse assunto, com a finalidade de esclarecer os mitos mais comuns sobre os elevadores.

Se interessou? Então continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como funciona o elevador?

Antes de mais nada, vamos conversar um pouco sobre como funciona o elevador.

Definido como um mecanismo de elevação para o transporte de pessoas e cargas, o elevador é composto por máquina de tração, motor, polias, cabos de aço e para-choques. Seu transporte é na posição vertical.

Com a manutenção correta dos elevadores, sua vida útil pode ser bem longa e durar por muito tempo. Seu ciclo de vida é bem grande comparado a outros equipamentos, podendo ter uma duração de 100 anos ou mais.

Além disso, alguns aspectos precisam de uma atenção maior, tais como:

  • Evitar a lavagem diretamente com água, sendo indicado o uso de um pano úmido. Tenha bastante cuidado com prováveis infiltrações. Por conter eletricidade pode trazer riscos a quem o utiliza;
  • Realize a manutenção de itens danificados imediatamente;
  • Mantenha a porta da casa de máquinas sempre fechada;
  • A chave de acesso deve permanecer sempre com o zelador ou outro responsável, como o administrador do prédio.
  • O acesso à casa de máquinas é restrito para pessoas autorizadas e habilitadas, sempre acompanhadas pelo técnico responsável.

Contudo, também devemos seguir algumas orientações para o uso correto do elevador e assim mantê-lo conservado:

  • Não acelerar ou forçar o fechamento e a abertura da porta;
  • Não apertar o botão várias vezes;
  • Da mesma forma, também não se deve segurar a porta para que fique aberta mais tempo que o necessário e nem impedir o seu fechamento com objetos;
  • Não deixe crianças desacompanhadas no elevador;
  • Além disso, também é necessário respeitar o limite de passageiros, não ultrapassando a carga estabelecida.

Entre outras instruções, que você pode continuar lendo aqui.

Mitos sobre Elevador

Mesmo que seja um dos meios de transporte mais seguros, o elevador ainda carrega muitos mitos em sua história. Separamos aqui, os 5 mitos mais comuns que sobem junto ao elevador!

Ele pode despencar?

O elevador possui um controle/regulador de velocidade que, quando a cabina ultrapassa o limite máximo de velocidade, é acionado e freia a máquina de tração. Ou seja, o freio age de maneira progressiva, evitando danos e garantindo a segurança do usuário.

Posso ficar sem ar dentro do elevador?

É provável que muitas pessoas tenham essa dúvida, trazendo a insegurança de muitos quando entram em um elevador. Contudo, é bem difícil que ocorra uma pane nesse meio de transporte.

Mas, caso isso aconteça, ou ocorra uma queda de energia, todo elevador deve ter uma entrada de ar. A cabina possui, ao menos, 2% de ventilação natural e algumas ainda contam com um ventilador.

Entrando nesse assunto, caso tenha queda de energia dentro do elevador, as luzes de emergência são acionadas conforme determinado pelas normas da ABNT.

o-mito-sobre-apertar-a-botoeira-para-chegar-rápido

Se apertar o botão várias vezes, o elevador chega mais rápido?

O elevador já registra o chamado assim que o botão é apertado pela primeira vez e os toques adicionais acabam sendo ignorados pelo sistema. Aliás, esse ato pode acabar prejudicando a conservação do elevador.

Assim como devemos apertar apenas um botão para subir ou descer, o comando do elevador vai entender que um passageiro que descer e o outro subir. E ao fazer isso, você acaba perdendo tempo. Pois, a viagem vai demorar ainda mais com essas paradas além de trazer mais gastos para o prédio.

Pode acontecer da porta abrir sem que o elevador esteja no andar?

O sensor informa quando a cabina chega ao andar correto e automaticamente as portas se abrem. E, mesmo que o passageiro force a porta para abrir, ela não abre sem que tenha o alinhamento da cabina com o andar.

Além disso, para garantir a segurança dos passageiros, as portas possuem uma trava para que a porta realmente só abra quando a cabina chegar ao andar desejado pelo usuário.

Pode acionar o zelador para ajudar na saída do elevador caso alguém fique preso?

Não é permitido fazer isso de acordo com a norma. O passageiro deve aguardar a chegada do corpo de bombeiros para realizar o resgate. Ninguém, além deles, possui permissão para a retirada de pessoas de dentro do elevador. E isso acontece pelo fato de que o elevador pode voltar a funcionar, por estar ligado à eletricidade, o que pode trazer riscos graves.

O indicado, é que aguarde a chegada de um agente especializado, e tente manter a calma. A cabina é um lugar seguro e, como citamos em um outro tópico acima, não faltará luz e nem ar enquanto estiver dentro do elevador.

Conte com uma empresa especializada em manutenção de elevadores

Garantir a manutenção preventiva é fundamental, para evitar qualquer tipo de susto ou acidente.

Para isso, é importantíssimo a contratação de uma empresa especializada nesse equipamento, a fim de garantir a alta qualidade dos serviços.

A Crel Elevadores possui um vasto portfólio, fábrica própria e atendimento emergencial 24h. Conheça todas as nossas soluções, acessando o nosso site.

Gostou de desmistificar os mitos criados sobre elevadores? Acesse nosso blog e leia nossa matéria sobre PESSOAS PRESAS NO ELEVADOR: SAIBA COMO AGIR NESSA SITUAÇÃO.

Posts Relacionados:

saiba-os-mitos-criados-sobre-elevadores Sem categoria

Mitos sobre Elevador: Saiba os mais comuns

Ler artigo

Compartilhar:

Iniciar Conversa!
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?