Quais normas devem ser seguidas no uso dos elevadores? Descubra aqui!


Veja como o uso dos elevadores de passageiros é regido!

No nosso cotidiano somos cercados por atividades e equipamentos que funcionam a partir de alguma norma ou regulamentação.
Normalmente, elas são implementadas para garantir que requisitos mínimos sejam atendidos.

No caso dos elevadores, por exemplo, não é diferente, principalmente dos elevadores de passageiros.

Por transportarem pessoas constantemente, alguns protocolos precisam ser cumpridos. E, a partir disso, uma série de normas foi criada para garantir a segurança daqueles que utilizam o equipamento.

Por isso, preparamos este texto, para te ajudar a conhecer essas normas e quais temas elas abordam.

De onde vêm as normas?

Antes de mais nada, vamos falar sobre a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Fundada em 1940, ela é o órgão responsável pelas normas técnicas por todo o Brasil. E um de seus maiores benefícios é fomentar o desenvolvimento da tecnologia do país.

Além de ser uma entidade privada,sem fins lucrativos e de utilidade pública, ela também é representante oficial da Organização Internacional de Normalização, da Comissão Pan-americana de Normas Técnicas e da Associação Mercosul, Comissão Eletrotécnica Internacional de Normalização aqui no Brasil..

As normas para elevadores de passageiros

Segundo Rodrigo Arbache, Engenheiro Mecânico especialista em elevadores, essas são as normas que vigoram no Brasil. E vale ressaltar que algumas delas também valem nos demais países do Mercosul.

Você pode acessar as Normas na íntegra através dos links.

Norma NM 207

Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores com maquinaria dentro da caixa

Esta Norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos instalados permanentemente servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.

Norma NBR 16042

Elevadores elétricos de passageiros — Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas

Esta Norma especifica as regras de segurança para a construção e instalação de elevadores elétricos novos, sem casa de máquinas, instalados permanentemente, servindo pavimentos definidos, com carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, com acionamento por tração, suspenso por cabos e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15° com a vertical.

Norma NBR 5665

Cálculo do tráfego nos elevadores

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para o cálculo de tráfego das instalações de elevadores de passageiros em edifícios, para assegurar condições satisfatórias de uso.

Norma NBR 14364

Elevadores e escadas rolantes – Inspetores de elevadores e escadas rolantes – Qualificação

Esta Norma estabelece as exigências para a qualificação e atividades de inspetores e supervisores que realizam inspeção e ensaios de elevadores, escadas rolantes e equipamentos afins.

Norma ABNT NBR 16734

Escadas rolantes e esteiras rolantes — Construção e instalação — Requisitos de segurança

Esta Norma estabelece os requisitos de segurança para construção e instalação para escadas rolantes e esteiras rolantes, a fim de proteger as pessoas e objetos contra os riscos de acidentes durante o trabalho de instalação, operação, manutenção e inspeção.

Norma NBR 10147

Escadas rolantes e esteiras rolantes — Inspeções e ensaios de aceitação, periódicos e de rotina

Esta Norma estabelece a inspeção de aceitação, as inspeções periódicas e as inspeções de rotina. Além disso, aborda os ensaios aplicáveis a cada caso de escadas rolantes e esteiras rolantes abrangidos pela ABNT NBR NM 195, de forma a garantir o funcionamento previsto do equipamento, sem prejuízo do atendimento de disposições constantes em normas e regulamentos específicos e na legislação em vigor.

elevadores de passageiros

Norma NBR 15597

Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas

Esta Norma estabelece regras para melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes. Seu objetivo é atingir um nível equivalente de segurança àquele de um elevador recentemente instalado conforme a ABNT NBR NM 207 e aplicando o que há de mais avançado em segurança.

Norma NBR 12892

Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida – Requisitos de segurança para construção e instalação

Esta Norma especifica requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores unifamiliares novos, instalados permanentemente, servindo pavimentos definidos, tendo carro projetado para o transporte de pessoas e objetos, e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15º com a vertical.

Norma NBR 313

Elevadores de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação – Requisitos particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência

Esta Norma especifica os requisitos para o acesso e uso seguros e independentes de elevadores por pessoa. Além disso, ela inclui também pessoas com as deficiências, mencionadas na Tabela B. 1 do Anexo B.

Norma NBR NM 267

Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação

Esta norma especifica as regras de segurança para construção e instalação de elevadores hidráulicos. Novos, instalados permanente, servindo pavimentos definidos, tendo uma cabina projetada para o transporte de pessoas e objetos, suspenso por cabos ou por um ou mais pistões e movendo-se entre guias inclinadas no máximo 15º com a vertical.

Norma NBR NM 196

Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T

Esta Norma especifica tipos e qualidades, características dimensionais e tolerâncias e o acabamento superficial para guias padronizadas e suas talas de junção.

Norma NBR 10982

Elevadores elétricos – Dispositivos de operação e sinalização – Padronização

Esta Norma padroniza os dispositivos de operação e sinalização utilizados pelos passageiros, com o objetivo de uniformizá-los e facilitar a sua utilização e compreensão.

Atenção às orientações

Todas as Normas criadas surgem por motivos específicos, e através de pessoas especialistas no assunto. Dessa forma, a melhor coisa a ser feita é seguir cada uma delas.

Desse modo, já com as “guias” do que deve ser feito, todas as ações tomadas serão mais seguras e confiáveis.

Sendo assim, com todo o respaldo garantido pela ABNT, órgão de credibilidade no país, os síndicos também obterão maior confiança com os condôminos, pautando as atividades ligadas aos elevadores nas Normas.

Então, se você gostou de conhecer as normas e que manter seus elevadores sempre seguros, continue no nosso blog! Acesse agora o Guia da Segurança no Elevador e veja, por exemplo, como lidar com as manutenções!

Posts Relacionados:

o que é dpsElevadores

DPS: Saiba tudo sobre os Dispositivos de Proteção contra Surtos

Ler artigo
portaria virtualInformativos

Portaria Virtual: Saiba tudo sobre esse sistema

Ler artigo
incêndio em condomínioInformativos

Incêndio em condomínio: saiba sobre prevenção e como agir

Ler artigo

Compartilhar: