Saiba mais sobre os elevadores de carga


Equipamento possui tipos e portas diferentes!  

Comuns em armazéns, empresas de construção civil, fábricas e centros comerciais, os elevadores de carga desempenham a importante função de transportar cargas pesadas de um patamar para outro. Os equipamentos seguem as determinações das normas da ABNT NBR NM 267 e NBR 14712 e são divididos em três tipos, de acordo com sua capacidade de carga. Conheça cada um deles:

Classe A

Este tipo de equipamento é conhecido também por elevadores de serviço e nunca ultrapassa ¼ de sua capacidade. Sendo assim, o carregamento e descarga de carga comum são feitas manualmente ou por empilhadeiras manuais.

Classe B

São elevadores de carga utilizados para transporte de veículos, passageiros e caminhões frequentemente usados em estacionamentos. Sua carga deve ser calculada com base de 150 kg/m².

Classe C

O carregamento é realizado por uma empilhadeira motorizada, que não pode exceder 50% da carga nominal do elevador. Da mesma forma, a plataforma não deve exceder 150% da carga. Esse gênero de elevador de carga conta com três tipos.

  • O C-1 são os elevadores utilizados para carregamento de caminhões em indústrias quando o veículo pode ser movimentado com a carga sem exceder a capacidade do elevador.
  • No C-2, o caminhão não pode entrar junto com a carga.
  • Já no C-3, os elevadores também são carregados e descarregados com veículos industriais e a carga não pode ultrapassar 100% da sua capacidade.
Elevador de carga em indústria

Portas

Os elevadores de carga também apresentam diferenças em seus estilos de porta. As automáticas deslizantes na horizontal são ágeis nas operações e não requerem intervenção humana. As portas de eixo vertical, são semelhantes às portas convencionais com dobradiças e são instaladas nos pavimentos e não nas cabines do elevador.

Já as portas de guilhotina deslizantes na vertical, são ideais para cargas pesadas. Pois são robustas e resistentes para amenizar colisões ou danos de outros equipamentos. Por fim, as pantográficas com hastes articuladas, que são as opções mais populares e baratas, permitem abertura total, mas são mais sensíveis e necessitam de mais manutenção que as outras.

Gostou do texto? Então entre no nosso site e veja os serviços de instalação, conservação, manutenção, modernização e reparos que fazemos em elevadores. Acesse nosso site e conheça a nossa empresa!

Posts Relacionados:

conheça-mais-sobre-elevadores-de-acessibilidadeElevadores

Elevador de acessibilidade: conheça sua importância social.

Ler artigo
saiba-mais-sobre-elevadores-hospitalaresElevadores

Elevador maca-leito: aspectos que o diferencia de elevadores comuns

Ler artigo
saiba-tudo-sobre-o-elevador-residencialElevadores

Elevador residencial: tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento

Ler artigo

Compartilhar:

Iniciar Conversa!
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?