Síndico é responsável pela manutenção de elevadores

Ser síndico não é tarefa fácil, são muitas obrigações a serem cumpridas para manter o condomínio funcionando da melhor forma para seus moradores. As funções e obrigações são inúmeras, em áreas distintas. A manutenção de elevadores e escolha da empresa que fará estes serviços é uma delas.

Obrigações por lei

Quem pensa em tornar-se síndico deve estar em conformidade com a lei 1348 do Código Civil, no capítulo sobre Condomínios. Nele estão elencadas todas as atribuições sobre a função. Isto é, ter domínio sobre esses pontos é fundamental. Além disso um dos tópicos diz respeito à manutenção de elevadores.

Síndico é responsável pela manutenção de elevadores

Manutenção de elevadores

A manutenção de elevadores é descrita no tópico sobre conservação e segurança das áreas comuns do condomínio. Assim como casos de acidente no elevador ou na piscina de um edifício ocasionados por falta de manutenção, o condomínio será responsabilizado, e mesmo o síndico. Cabe a ele selecionar e contratar a empresa de manutenção da máquina e equipe que fará isso.

Em caso de contratação de funcionários com situação irregular e passível de causa trabalhista, novamente o síndico é exposto. É importante atentar para o contrato de manutenção de elevadores, que deve deixar claro que serviços e peças cobrem o condomínio.

Economia

Outro ponto que cabe ao síndico no que diz respeito à manutenção de elevadores é prezar a economia das máquinas. Acima de tudo a administração de recursos da melhor forma deve ser pensada. Ainda assim, a utilização responsável do elevador pelos condôminos faz a diferença nesta hora.

Orientar condôminos e manter a manutenção em dia farão a diferença para a conta no final do mês e farão de você um síndico admirado pela comunidade. Para verificar se seu elevador está adequado à norma 15596:10, baixe aqui a cartilha atualizada feita pelo CREA e ABEMEC.