DPS: Saiba tudo sobre os Dispositivos de Proteção contra Surtos


É comum em nosso dia a dia, que descargas atmosféricas (raios) aconteçam, durante os dias de chuva. Com isso, as descargas elétricas podem atingir os aparelhos elétricos e eletrônicos e causar muitos danos. Os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) possuem a função de proteger esses equipamentos de possíveis queimas e mau funcionamento.

O que é um surto elétrico?

Um surto elétrico ocorre, quando uma grande onda de tensão atinge alguma corrente elétrica. Com isso, ela se propaga em todos os sistemas elétricos do local e pode causar sérios problemas em todos os equipamentos eletroeletrônicos.

Os surtos elétricos podem ocorrer em três situações:

1 – Descargas Atmosféricas

Quando um raio cai, seja perto ou não de um local, ele gera surtos elétricos. Esses surtos podem chegar em toda a rede elétrica dos locais, atingindo os aparelhos ligados à rede. Como, por exemplo: televisões, telefones, geladeiras, computadores, micro-ondas, elevadores, entre outros.

2 – Desliga/Liga de Máquinas

Outra causa comum dos surtos elétricos, é o liga e desliga de grandes motores elétricos. Quando aparelhos como televisões, máquinas de lavar roupas, elevadores, são ligados, geram-se sobretensões no circuito. Assim, pode causar danos de curto, a médio ou a longo prazo, a todos os aparelhos ligados à mesma rede.

3 – Perdas de energia

Além disso, outra origem dos surtos são as perdas de energia, popularmente conhecidas como “apagões” ou “blackouts”. Elas ocorrem, quando a energia geral de área inteira cai. Assim sendo, todos os equipamentos elétricos podem sofrer danos e correm o risco de queimar.

Prejuízos que os surtos elétricos podem causar

Muitos prejuízos podem ser causados pelo surto elétrico. Entre eles, a perda de aparelhos caros. Se um celular, por exemplo, estiver ligado à tomada na hora do surto, ele poderá sofrer danos e até mesmo, parar de funcionar. O mesmo ocorre para televisões, geladeiras, computadores, entre outros.

Além disso, quem mora em locais com portões elétricos, não consegue entrar ou sair do local, se o portão for afetado pelo surto. Assim também, como os elevadores, para quem mora em prédios, terá que se transitar pelas escadas, se o equipamento for atingido.

Como evitar um surto elétrico?

De forma resumida, tudo o que está ligado a uma rede elétrica, estará sujeito a esse problema. Desde uma simples casa até uma distribuidora de energia. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?

A fim de evitar esses problemas, engenheiros criaram os Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). Continue lendo para mais saber sobre os DPS.

o que é dps

O que é dps?

DPS é uma sigla usada no mundo da engenharia, que significa Sistemas de Proteção contra Surtos. Então, esses equipamentos foram feitos com o objetivo de apontar uma sobretensão na rede e fazer a transferência para o sistema de aterramento. Assim, os aparelhos elétricos não serão atingidos e danificados.

Onde utiliza-se o dps?

Uma vantagem dos Sistemas de Proteção contra Surtos é que ele se aplica em várias áreas. Portanto, ele é sado em grandes redes de distribuições de energia elétrica, em postes de luz das cidades, redes de internet e televisão, quadros de energia de elevadores, além de eletrodomésticos.

Classes de DPS

Os Sistemas de Proteção contra Surtos possuem três classes diferentes:

Classe dps I

É a proteção primária, que tem a função de proteger os aparelhos eletrônicos, que ficam expostos às descargas atmosféricas (raios), na cidade ou no campo. São, portanto, instalados nos quadros primários de distribuição.

Classe dps II

Tem como função, proteger os aparelhos eletrônicos dos efeitos indiretos que uma descarga atmosférica pode causar, chamadas de correntes induzidas. Esse DPS então, é usado geralmente, nas cidades urbanas e instalados nos quadros secundários de distribuição.

Classe dps III

Utilizado para proteção fina dos equipamentos eletrônicos e instalado próximo a eles. Os aparelhos ligados à rede elétrica, linha telefônica e de dados, então, estarão protegidos.

Vantagens de usar DPS

  • Previne acidentes e incêndios
  • Evita a queima de aparelhos eletrônicos
  • Maior segurança para o local
  • Reduz custos
  • Garante a funcionalidade de equipamentos dependentes de energia elétrica

Conclusão

Contudo, podemos ver que surtos elétricos são comuns no nosso dia a dia, e eles podem acarretar diversos problemas e prejuízos para o local atingido. Portanto, é importante se atentar e se proteger contra esses danos.

Assim sendo, o Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) é uma excelente alternativa para prevenir e proteger os aparelhos que dependem de energia elétrica, de possíveis queimas. Como resultado, você terá mais segurança e garantirá o bom funcionamento e vida útil dos seus equipamentos.

Gostou desse conteúdo? Então continue em nosso blog e confira 5 cuidados básicos que aumentarão a vida útil do seu elevador!

Posts Relacionados:

como-saber-quantos-elevadores-colocar-no-prédio Elevadores

QUANTOS ELEVADORES UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL DEVE TER?

Ler artigo
contrate-a-empresa-certa-para-conservação-dos-elevadores Elevadores

CONTRATO DE MANUTENÇÃO DE ELEVADORES: APRENDA A IDENTIFICAR A MELHOR PROPOSTA

Ler artigo
entenda-a-diferença-entre-Heliponto-e-Heliporto Elevadores

Elevador de Heliponto: entenda sobre o funcionamento desse equipamento

Ler artigo

Compartilhar: