Tipos de modernização em elevadores oferece mais conforto e segurança

Atualização de componentes melhora funções do equipamento. 

Considerado o cartão de visita de um prédio ou condomínio, o elevador deve estar sempre com boa aparência e em bom estado de conservação para transmitir segurança e conforto para seus usuários, sejam eles moradores ou visitantes do local. Além disso, a beleza e estética do equipamento garantem que o local seja ainda mais valorizado.
No entanto, é comum que com o passar do tempo, o elevador sofra um desgaste natural por conta do seu uso frequente. Uma das recomendações para resolver esse problema é investir nos diversos tipos de modernização de elevadores, que além de inovar, atualiza componentes importantes para seu perfeito funcionamento.

Elevador moderno em vidro

A modernização de elevadores realiza atualização em quadros de comando, máquina de tração, motor e valoriza a parte estética do condomínio com cabinas modernas, novos revestimentos, painel de comando, botoeiras e indicadores. Com esses serviços, é possível passar ainda mais tranquilidade para os passageiros, que podem contar com modernos sistemas de segurança, maior acessibilidade, design moderno e tecnologia de ponta neste equipamento tão utilizado.

Para atender as necessidades e se ajustar a cada cliente, os tipos de modernização em elevadores disponíveis são separados em três categorias sendo: estética, técnica e tecnológica.

Modernização Estética

A estética, como o próprio nome já explica, deixa o equipamento ainda mais bonito. Através dela, algumas as características mais visíveis aos olhos dos usuários passam por transformação. Por exemplo:

Modernização das cabines 

Elas são redesenhadas a partir dos materiais e padrões mais atuais. Desde o piso até o subteto, até as paredes e espelho em alguns casos, passam por alterações de cor e desenhos.

Botoeiras

Podem possuir diversos modelos de botão feitos de aço inox. Possuem micro movimento, se tornando mais fáceis de usar, além de contarem com sinalização digital no painel e possuírem uma uma concepção mais atual.

IPD Digital

Sigla para Indicador de Posição Digital, ele é instalado na botoeira dos elevadores, além dos pavimentos e andares. Agrega valor ao edifício, e também promove uma melhor experiência aos usuários, com uma sinalização mais moderna.

Portas

As portas também podem ser modernizadas, feitas com duas, três, quatro ou seis folhas. Elas são automáticas, e passam a ter um acabamento com mais qualidade e estilo.
Para elevadores com portas de eixo vertical a modernização também é uma opção. Neste caso, as portas são revestidas com fórmica ou aço inox, e passam a contar com um sistema de visor puxador mais atual.

Teto e piso 

O piso pode ser alterado para materiais como granito, paviflex ou material vinílico com várias opções de cores. Dessa forma, o aspecto dos elevadores pode ser consideravelmente renovado.
No caso do subteto, também existem acabamentos e projetos diferenciados e atuais, que são solicitados de acordo com a necessidade e intenção de cada cliente.

Modernização Técnica

A técnica realiza serviços em componentes como comando eletrônico e máquina de tração, por exemplo. Ela é considerada o principal tipo de modernização, já que auxilia os condomínios a se manterem adequados às normas e demais exigências.

Renovação de peças

Elas acontecem quando o técnico responsável pelo elevador identifica que aquele componente já não rende mais como deveria e que não há manutenção que o possibilite voltar a performance antiga.
Com ela, as viagens se tornam mais confortáveis e silenciosas.

Maior vida útil

Ao modernizar os elementos técnicos dos elevadores, sua vida útil aumenta. Isso porque, a tecnologia das novas peças acaba por melhorar sua efetividade exigindo menos energia e “esforço” das máquinas.
Assim, um elevador modernizado passa a funcionar de forma mais eficaz e sustentável.

É invisível, mas faz a diferença

Diferente da modernização estética, que é facilmente identificada pelos usuários dos elevadores, a modernização técnica é basicamente invisível.
No entanto, ainda que os usuários não possam vê-la, sua experiência melhora, gerando uma sensação de satisfação importante para síndicos e condomínios.

Modernização Tecnológica

Já a modernização tecnológica trabalha em sistemas inteligentes como biometria e resgate automático.

Biometria

Ela promove maior segurança interna no condomínio, já que apenas as pessoas cadastradas poderão acessar os botões. O cadastro pode ser feito através de biometria, chaveiro de proximidade ou senha. É possível, cadastrar moradores, visitantes e funcionários, tornando o dia a dia mais ágil e prático.
Além disso, a biometria também conta com a função “dedo do pânico”. Nessa função o usuário cadastra um outro dedo, que deve ser utilizado apenas em situações de perigo.

Sistema Inteligente

O chamado Sistema DDS realiza uma programação inteligente dos itinerários cumpridos pelos elevadores. Com ele, os chamados são atendidos de acordo com a posição das cabinas e os destinos pretendidos pelos usuários. Desse modo, o sistema traça as melhores rotas, evitando com que os usuários esperem demais pelos elevadores e também que eles parem em andares indesejados.

Sistema regenerativo

Este sistema realimenta a rede elétrica do edifício através da energia em forma de calor que, antes, seria desperdiçada.
Desse modo, lâmpadas, ares-condicionados e até mesmo outros elevadores utilizam essa energia. Seu principal benefício é gerar economia no edifício, que pode chegar até a 75%, quando comparado aos sistemas comuns.

Sistema de resgate automático

Com ele, o elevador é levado ao andar mais próximo em casos de queda de energia. Então, as portas se abrem, e os passageiros são liberados, evitando com que eles passem pela má experiência de ficarem presos. Além disso, através de sensores e receptores, o elevador mantém a nivelação adequada com o pavimento, garantindo um desembarque mais seguro e tranquilo aos passageiros.

Conheça os benefícios que a modernização proporciona para os elevadores:

  • Oferece maior segurança e conforto para os usuários;
  • Auxilia na melhoria do tráfego, deixando a viagem mais rápida e ágil, com redução de tempo de espera;
  • Reduz os custos na manutenção dos equipamentos, pois componentes mais modernos sofrem menos desgastes mecânicos;
  • Proporciona economia no consumo de energia por conta de recursos mais sustentáveis;
  • Valoriza o local pela estética dos equipamentos e inovações apresentadas por eles.

Para saber mais informações sobre os serviços que oferecemos acesse o nosso site. Caso precise de algum de nossos trabalhos, você também pode entrar em contato através do telefone (11) 3345-0000.