Limite de carga: entenda a importância para a sua segurança

 Excesso de peso pode causar riscos para passageiros e danos no elevador

Atualmente, utilizar o elevador facilita a locomoção de muitas pessoas. Justamente por conta desta forte presença em nossa rotina, acabamos não percebendo algumas informações fundamentais para a nossa própria segurança. Uma delas, por exemplo, é em relação ao limite de carga em elevador, que deve ser sempre ser respeitado. Isso porque o excesso de peso pode prejudicar o bom funcionamento do equipamento. Ou seja, o elevador nem sempre é como coração de mãe. Muitas vezes não cabe mais um e é necessário esperar a próxima viagem.

Limite de carga

Um elevador com carga acima da permitida pode provocar riscos aos passageiros e ao seu próprio desempenho, causando assim gastos maiores com troca de peças e intervenções. Por isso, é importante estar sempre atento aos avisos que são colocados para informar o limite de carga permitido. Todo elevador deve possuir uma placa que indica sua capacidade em números de passageiros e o equivalente em quilos.

Pesador de carga

Alguns equipamentos são fundamentais para o bom uso do elevador e para a segurança de seus passageiros. Eles cumprem funções específicas que, na totalidade do conjunto, fazem toda a diferença. E um destes equipamentos é o pesador de carga.

Composto por três dispositivos, o controlador, a célula de carga e o display/indicador, é o pesador o responsável por monitorar o peso do que entra na cabina do elevador. Ele avalia se o peso está dentro dos limites programados e, quando identifica que a carga excede esse limite, impede com que o elevador realize a viagem.

Em países como os EUA e outros da Europa, este equipamento é obrigatório. No entanto a norma vigente no Brasil apenas recomenda a sua instalação, dizendo:

NORMA ABNT NBR 15597 Subseção 5.14.5.

5.14.5. Controle de carga

5.14.5.1 Para evitar o risco de sobrecarga na cabine, é recomendado que seja instalado um dispositivo de monitoramento de carga de acordo com o seguinte:

a) Os passageiros devem ser avisados com um sinal audível e visível dentro da cabine;
b) A porta da cabine deve ser mantida completamente aberta.

5.14.5.2 Embora esta exigência ainda não conste na ABNT NM 207: 1999, recomenda-se uma análise de risco para estabelecer a necessidade da instalação deste dispositivo.

Desse modo, ainda que importantes para ajudar a manter o limite de carga em elevadores, muitos deles não possuem os pesadores.

Entre suas principais vantagens estão:

  • evitar com o que o elevador trabalhe acima das condições;
  • preservação dos demais componentes;
  • prevenir com que passageiros fiquem preso nas cabinas;
  • evitar o desgaste precoce de componentes;
  • prevenir custos provenientes da troca de peças;
  • evitar gastos desnecessários no consumo de energia.

Uso consciente

Além da importância de toda a tecnologia que respalda o funcionamento dos elevadores, existe um ponto fundamental para que eles se preservem: o bom uso.

É fundamental que, não só os passageiros dos elevadores, mas também os prestadores de serviço, estejam atentos aos informes presentes na cabina, sempre respeitando-os. Ao somar toda a tecnologia com o uso consciente, a o nível de segurança aumenta, os usuários não passam por situações inusitadas e o elevador é preservado.

Modernização

Ainda que o uso dos pesadores não seja obrigatório, existe a possibilidade de modernizar os elevadores, atualizando seus componentes.
A modernização pode ocorrer de diversas formas, e acaba sendo muito útil, também, para que o limite de carga em elevador seja respeitado.
Ao modernizar o interior da cabina, por exemplo, os passageiros poderão enxergar de maneira mais clara o display/indicador de peso. Assim, aumentam-se as chances de o limite não ser excedido.

Além disso, toda a tecnologia que passa a fazer parte da rotina dos usuários acaba promovendo viagens mais tranquilas. Dentro da cabine espelhos e painéis podem ser trocados, transmitindo, de fato, a sensação de modernização.

Limite de carga em elevadores

Normas no Brasil

No Brasil, as normas que comandam a fabricação dos elevadores são elaboradas a partir de estudos sobre possíveis riscos e acidentes, estabelecendo assim um padrão a ser seguido. Com isso, as normas NM 207 e NBR 16042 estabeleceram que o padrão a ser considerado de um passageiro é de 75kg e a partir desta informação e da área da cabina em m², foi determinada a quantidade máxima permitida para transporte.

A maioria dos elevadores residenciais ou comerciais tem como limite de carga a acomodação de 6 pessoas com este peso, o que não significa que apenas 6 pessoas possam usar a máquina, pois o que deve ser levado em consideração é a soma do peso estimado para cada pessoa multiplicado pela quantidade delas. Neste caso, por exemplo, 6×75 dá um total de 450kg, que é o peso que deve ser respeitado.

Vale lembrar que os elevadores estão cada vez mais tecnológicos. Mesmo os elevadores que já estão em uso há anos podem ser modernizados. No entanto, ainda assim devemos continuar seguindo suas regras para que nossa segurança seja mantida acima de tudo. E ressaltamos que o limite de carga em elevadores deve ser sempre respeitado. Como dito anteriormente, existem equipamentos mais atualizados, que já possuem o sistema de pesador de carga, responsável por monitorar permanentemente o peso transportado.  Além de impedir o funcionamento da máquina caso esse valor seja desrespeitado.
No entanto, devemos fazer a nossa parte e ficar de olho em cada comunicado ou informação presente no interior da cabina. Assim, garantimos uma viagem confortável e mais segura. E, além disso, a integridade do elevador é respeitada e mantida, preservando sua vida útil.

A Crel Elevadores

Com uma experiência de quase quarenta anos, a Crel é especialista na manutenção de elevadores, ajudando edifícios comerciais e residenciais a manterem os níveis de segurança adequados, bem como seu funcionamento e promover experiências confortáveis aos usuários de elevador.

A Crel Elevadores oferece, além dos serviços de manutenção, as modernizações técnica, estética e tecnológica, atualizando os elevadores. Essa atualização também gera mais conforto, melhora a aparência das máquinas e suas funcionalidades, podendo gerar inclusive mais economia aos condomínios.

Para contar com técnicos capacitados e disponíveis 24 horas por dia e toda a experiência da Crel Elevadores nas manutenções, acesse o nosso site e fale conosco!