Chicotes e acessórios

Com a substituição do antigo quadro a rele por um quadro moderno com comando microprocessado é indispensável que os periféricos como fiação – instalações elétricas fixas, seletor, cabos de manobra, limites, caixa de inspeção e chave PAP, sejam também substituídos, visando que o desempenho seja o melhor possível, com reduzido número de paralisações e redução nos gastos de manutenção e energia elétrica.

Comando eletrônico

O modelo de comando utilizado para atualização técnica do elevador – microprocessado – é o mesmo modelo de produto utilizado na construção de elevador novo, com gerenciamento por software e inúmeras possibilidades de programações específicas; tráfego inteligente, senha de acesso, operações automáticas, integração com computadores, operação de resgate automático por falta de energia, proteções adicionais nos sistemas etc. O comando microprocessado é aproximadamente 20 vezes mais econômico que um comando eletromecânico, mesmo com o elevador parado. O comando microprocessado com inversor VVVF permite maior conforto nas partidas, na viagem e nas paradas – funcionamento suave e precisão ao nivelar piso de cabina em relação aos pisos dos andares (sem degraus). Tudo isto sem necessidade de trocar a máquina/motor de tração existente. A operação do elevador com inversor VVVF representa efetivamente 40% de economia de energia elétrica (elevadores de corrente alternada) e 60% de economia (no caso dos elevadores de corrente contínua) – este último com aplicação de conversor CC.

Máquina de tração

A máquina de tração é a principal responsável pelo tracionamento mecânico do conjunto cabina e contra peso, esse sistema é composto de um motor elétrico e uma caixa de engrenagem com coroa e eixo sem fim, rolamentos, buchas, polia de tração e conjunto de freio eletromagnético.

Sistema Antisurto

Um dispositivo interligado as fases de alimentação elétrica - quadro de força, destinado à aumentar a proteção contra surtos de corrente originados a partir da rede de alimentação. O sistema também possui relé de monitoramento com temporizador, permitindo interrupção controlada e volta à operação normal após detecção da rede aparentemente estabilizada. (Somente elevadores VVVF) novos ou reformados.

Kit Pesador de Carga

Sistema de medidor de carga necessário para todos elevadores, tratando-se de um conjunto composto de sensor universal para cabos de aço de tração com fonte de alimentação, visando efetuar a leitura de peso de tracionamento de carga da cabina garantindo a segurança para que o elevador não funcione com sobrepeso.