Escadas rolantes: cuidados que podem te ajudar a evitar acidentes

Acidentes podem acontecer quando você menos espera, mas, se puder fazer algo para evitar, aja!

como-evitar-acidentes-em-escadas-rolantes

As escadas rolantes, são um dos meios de locomoção mais utilizados no mundo.

Ela encontra-se em shoppings, metrôs, cinemas e lojas, se adaptando a qualquer projeto, podendo ser inclusas de diversas formas diferentes, valorizando assim, a estrutura arquitetônica do local em que está instalada.

Além disso, as escadas rolantes têm conforto e um bom desempenho, e seu principal objetivo é facilitar a movimentação das pessoas, onde haja um grande fluxo de gente.

A escada rolante está presente na vida de todo mundo e, se usada do jeito correto, não oferece nenhum perigo. Entretanto, algumas pessoas não respeitam as regras feitas pelas empresas de segurança, e acabam se ferindo nesses equipamentos.

Sabemos que, todos nós estamos sujeitos a sofrer algum acidente ao longo do dia, inclusive se for por descuido próprio. Então, esses acidentes, podem acontecer em diversos locais, como: escadas rolantes do shopping, nas escadas do metrô, dentro do elevador ou, até mesmo em um supermercado.

Mas, se nos cuidarmos, e seguirmos todas as normas de segurança, as chances de sofrermos algum tipo de acidente nesses equipamentos, podem ser iguais a zero.

Continue sua leitura, e veja algumas dicas que podem te ajudar, e muito, a evitar esse tipo de imprevisto, em especial, entre crianças.

9 Dicas para evitar acidentes em escadas rolantes

A maioria dos acidentes que ocorrem em escadas rolantes, podem ser evitados se houver compreensão da parte dos usuários. Entretanto, muitas pessoas “abusam” desse meio de locomoção e, por conta de certos descuidos, existe uma grande chance de acontecer algum desastre, tanto com adultos, quanto com crianças.

Fique atento a algumas dicas para evitar esses acidentes:

  • Prestar atenção nos avisos nas bordas dos degraus;
  • Evitar encostar nas laterais fixas;
  • Nunca sentar nos degraus;
  • Jamais andar nas escadas;
  • Tomar cuidado com roupas compridas, pois podem enroscar nos vãos;
  • Sempre usar o corrimão, pois, em caso de parada brusca, a chance de acidente diminui;
  • Idosos, pessoas com carrinho de bebê ou com mobilidade reduzida e portadores de deficiência física devem utilizar o elevador;
  • Notar se os pés estão no centro do degrau. Normalmente, há uma faixa amarela indicando onde os pés devem se manter colocados;
  • Não deixar que crianças menores de 10 anos usem o equipamento sozinhas, sempre deve ter a presença de um adulto com elas.

Mas, lembre-se, a segurança sempre começa com a manutenção preventiva do equipamento, seguida do cuidado e consciência dos usuários.

A Crel Elevadores, preza pela segurança e conforto de seus usuários, por esse motivo, tem profissionais qualificados atuando na manutenção das escadas e esteiras rolantes e, de elevadores.

O que fazer em caso de acidente em escadas rolantes?

Mesmo com todos os cuidados, acidentes podem acontecer. E se fosse com você? Saberia a maneira certa de agir? Continue a leitura, que eu vou te contar o que deve ser feito em situações como essa.

Em caso de acidente, o ideal a se fazer, é aguardar a chegada do técnico, do corpo de bombeiros ou da equipe de segurança do local.

Já no pronto-socorro, a pessoa que sofreu o acidente, deve tomar vacina antitetânica, caso haja lesão. Por fim, tentar manter a calma e não se desesperar, é vital.

Na maior parte das vezes, as escadas rolantes contam com tecnologia de ponta. Sendo assim, elas têm sensores que desligam de forma automática o equipamento se tiver alguma pessoa ou objeto preso entre os degraus ou, entre o degrau e o rodapé.

Manutenção preventiva do equipamento

Além do cuidado do usuário na hora de utilizar as escadas rolantes, um fator muito importante para evitar acidentes, é a manutenção preventiva do equipamento.

Locais que possuem escada rolante, devem ter compromisso com a segurança para levar pessoas de um lugar para o outro, sendo que a escada rolante, é um dos meios de transporte mais usados em todo o mundo, portanto, há uma grande responsabilidade presente. E por isso, é de muita importância fazer sua revisão.

Contudo, essa tática, é algo que deve ser feita de forma regular, com o objetivo de garantir o movimento e cuidar do equipamento, aumentando a sua vida útil e evitando acidentes.

Com isso, os ganhos que a manutenção regular traz, são: identificação mais rápida de problemas, segurança no andamento da escada rolante e economia a longo prazo.

Assim, o cuidado de maneira preventiva, é uma forma inteligente de gerir a utilização do equipamento. Portanto, garante um melhor desempenho, para que este, funcione do jeito correto e, de modo seguro e econômico.

Escadas rolantes ALFA

A Crel, é uma empresa de elevadores, escadas e esteiras rolantes da mais alta qualidade, tecnologia e segurança.

Temos profissionais aptos, e criamos nossos projetos de acordo com a necessidade de cada cliente. Crendo sempre, que a melhor qualidade, vem do melhor produto e do melhor serviço.

Além disso, nossos equipamentos contam com várias opções de personalização, tanto em cores do corrimão, quanto em paletas de diversos tamanhos e degraus em variados modelos. Contudo, o cliente pode escolher a que melhor se encaixar em sua empreendimento.

A Crel conta com maquinários de última geração, tornando sua linha de produção rápida e de alta qualidade.

Contamos com duas linhas exclusivas de escadas rolantes para o seu empreendimento, sendo elas:

Escada rolante ALFA Plus

Possui o tradicional estilo de segurança, confiabilidade e alta eficiência, combinando tendências atuais do mercado, bem como, soluções sob medida. É, na maioria das vezes, utilizada em shoppings, hotéis e blocos de escritórios.

Escada rolante Alfa Plus S

A escada rolante Alfa Plus S, conta com um design exclusivo a prova d’água. Adequada para aeroportos, metrôs e passagens de travessias.

Crel Elevadores

Somos uma empresa expert na instalação e manutenção de elevadores, escadas e esteiras rolantes. Estamos a mais de 40 anos no mercado, trazendo conforto e segurança para os nossos usuários.

A rapidez e eficiência faz parte da nossa rotina, em busca de obtermos sempre a satisfação de nossos clientes quanto a entrega de nossos produtos e serviços.

Se você gostou de saber sobre as melhores maneiras de evitar acidentes em escadas rolantes, e quer conhecer mais sobre esse assunto, acesse o nosso blog e descubra tudo o que você precisa!

Por hoje, ficamos por aqui. Um abraço, e até a próxima!

Iniciar Conversa!
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?
Sair da versão mobile