Tipos de manutenção para elevadores: quais existem e quando fazer

Análises preventiva e corretiva são fundamentais para o bom funcionamento. Confira abaixo os tipos de manutenção para elevadores.

Com apartamentos e prédios cada vez mais altos, os elevadores acabaram se tornando essenciais em nossa rotina. Sem eles, teríamos que subir muitas escadas e além do cansaço correríamos o risco de atrasos, por exemplo.

O equipamento, que tem a finalidade de transportar pessoas e até mesmo cargas subindo e descendo é muito importante. Por isso precisa ser vistoriado periodicamente para que funcione de forma segura e adequada. Por isso, a manutenção em elevadores é tão valorizada, pois é essencial para que os sistemas de transmissão, cabos de aço, freios de emergência e outros componentes sejam devidamente verificados.

As atividades de manutenção em elevadores são necessárias para garantir a segurança operacional e a vida útil do equipamento. Elas existem para evitar a degradação do elevador, que pode ser causada pelo desgaste natural, e para corrigir algum erro de desempenho que ofereça riscos para os passageiros.

tipos de manutenção para elevadores

Para ter um serviço especializado, é indicado procurar a especificidade de cada equipamento. Dessa forma é possível saber com qual periodicidade ele deve receber manutenção. No entanto, indica-se que o elevador deve ser analisado no mínimo mensalmente para garantir que tudo está em dia.

Conheça os tipos de manutenções para elevadores:

Manutenção Preventiva

Esse serviço de manutenção em elevadores é efetuado periodicamente para prevenir paradas ou falhas no equipamento. Com o propósito de garantir a segurança dos usuários e preservar a vida útil do elevador

Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção é feito após ocorrer alguma pane no equipamento ou desempenho menor que o esperado. Após a identificação do problema, é feita a restauração do componente que apresentou falha para que o elevador volte ao seu estado produtivo.

Manutenção Preditiva

É realizada através de intervenções já programadas, com base nos indicadores do equipamento. Esses dados são obtidos com supervisão e monitoramento do desempenho da máquina.  O serviço tem o objetivo de determinar de forma antecipada a necessidade de manutenções, eliminando desmontagens desnecessárias e aumentando a segurança de quem usa o elevador.

Realizamos os serviços de manutenção em elevadores e para isso contamos com uma equipe pronta para atender com agilidade, eficiência e muita responsabilidade. Se você precisa de algum destes serviços, entre em contato com a nossa empresa e saiba como podemos solucionar o seu problema.