Veja quais problemas podem ser evitados com a manutenção de elevadores

Defeitos devem ser resolvidos com ajuda profissional especializada

A manutenção de elevadores é uma obrigação determinada por legislação e deve ser feita periodicamente em qualquer edifício que tenha esses equipamentos. Independentemente de ser empresa ou condomínio residencial, o local precisa passar por esse serviço para garantir a segurança dos passageiros. A falta deste trabalho pode, inclusive, causar alguns problemas inesperados. Por isso, neste texto iremos falar sobre como evitar problemas com a manutenção de elevadores. Confira a seguir:

Falha nas portas

Um dos principais problemas que podem ser evitados com a manutenção de elevadores é a falha nas portas. Isso se deve ao fato das panes nos sensores que identificam as pessoas que vão entrar e sair do equipamento. Desse modo, é preciso parar a máquina e fazer a manutenção, pois esse defeito pode acabar causando acidentes.

Velocidade e pausas inesperadas

Sem dúvida, esse problema incomoda muitos passageiros. Pois velocidades muito rápidas podem causar tonturas e inseguranças em relação ao equipamento. Da mesma forma, pausas inesperadas podem gerar crises de ansiedade e mal-estar. Por isso, sempre que o elevador apresentar oscilações em sua velocidade e panes, o indicado é entrar em contato com a empresa de manutenção, para interromper seu funcionamento e resolver a situação.

Evitar problemas com a manutenção de elevadores

Rolamento

O rolamento é um dos elementos que fazem o equipamento funcionar normalmente. Ele é o responsável pela redução de atrito entre as demais partes que se movimentam. Mas, caso ele não receba os cuidados adequados, pode apresentar alguns defeitos. Dessa maneira, os barulhos podem indicar problemas como no motor e no desgaste das peças. Neste caso, a solução é chamar o serviço de manutenção para que o local do erro seja prontamente identificado.

Degraus

Por fim, um dos problemas que podem ser evitados com a manutenção de elevadores são os degraus que se formam na porta do equipamento. Muitas pessoas acabam muitas vezes não prestando atenção, mas o defeito, que surge por conta de mau nivelamento, pode causar tropeços e até acidentes mais graves. Por isso, os responsáveis pelo prédio devem colocar placas indicando o problema e investir na manutenção para que o defeito seja minimizado e resolvido.

É importante destacar que em todas as ocorrências citadas, caso o passageiro se sinta com medo ou inseguro no equipamento, é preciso manter a calma e tomar algumas atitudes como:

  • Acionar o interfone e comunicar o ocorrido para o síndico;
  • Aguardar a chegada do socorro com tranquilidade e seguir as instruções passadas;
  • Nunca tentar sair da cabina quando o elevador não estiver parado em algum andar;
  • Não tentar abrir a porta de forma forçada.

 

Evitar esses problemas não é uma tarefa difícil. Conforme citamos no início do texto, a ação que pode resolver essas questões é obrigatória. Trata-se da manutenção de elevadores, que consiste em diagnosticar erros e consertá-los para que os passageiros transitem sem medo e riscos.

Somos referência no mercado e atuamos com este serviço há mais de 40 anos. Temos também o trabalho de modernização desses equipamentos tão importantes. Quer saber mais sobre a nossa empresa? Acesse o nosso site e veja mais informações!