Conheça o quadro de comando e suas funções

Modernização é fundamental para garantir bom desempenho

Um dos componentes mais importantes de um elevador, o painel ou quadro de comando está cada vez mais moderno e funcional. O principal componente ligado ao controle lógico e operacional de um elevador, é responsável por identificar chamados. Da mesma forma acionar o motor elétrico para que a cabina suba ou desça até o andar solicitado. Conhecido também por ser o “cérebro” do elevador, o quadro de comando dita as regras de movimento. Por isso está cada vez mais similar a um computador.

Nos últimos anos, o quadro de comando sofreu algumas modificações. Os mais antigos ainda estão instalados em milhares de elevadores e até funcionam bem. Mas os mais atuais possuem mais tecnologia e vantagens. Os painéis mais novos, por exemplo, possuem microprocessadores compactos para realizar a lógica do equipamento. Além disso, eles contam com a capacidade de conseguir acionar o motor de forma suave e de até reduzir o consumo de energia elétrica.

O quadro de comado, que é responsável também por diminuir a velocidade ao chegar próximo de andares selecionados e controlar as portas automáticas, fica na casa de máquinas, que é um lugar destinado para abrigar os equipamentos do elevador em uma obra. Sua montagem exige uma equipe especializada e focada na importância deste componente.

quadro de comando elevador

Dividido em 2 partes

Composto por muitos fios, conectores, placar e demais peças, o quadro de comando é dividido em duas partes. A primeira delas conta com toda a programação que controla os movimentos e executa as instruções recebidas pelo elevador. Já a outra, é de potência e controla os níveis de corrente e tensão, que fazem operar a máquina de tração.

Para estar cada vez mais próximas das tendências do mercado, as empresas estão investindo cada vez mais em equipamentos modernos com maior tecnologia e inteligência. No casos dos elevadores é importante sempre realizar as manutenções e mudanças necessárias. Dessa maneira garante ainda mais conforto e segurança para os passageiros.

Contudo, uma boa dica é investir na modernização técnica do elevador, pois através dela é possível incluir o trabalho de comando eletrônico, que permite gerenciar por software e possibilita programações como tráfego inteligente, senha de acesso, opções automáticas, integração com computadores, operação e resgate automático por falta de energia e proteções adicionais nos sistemas.