Pessoas presas no elevador: saiba como agir nessa situação

Veja quais os procedimentos corretos a serem seguidos para auxiliar as pessoas presas no elevador

O elevador é uma tecnologia fantástica, e que nos poupa o esforço de subir e descer, muitas vezes, centenas de degraus. Ele é feito para transportar passageiros com segurança e conforto. Porém, algumas coisas podem acontecer e fazer com que o elevador pare e fique travado, inclusive com passageiros em seu interior. Esta é uma situação temida por muitos! Por isso é essencial saber como proceder nesses casos.
Confira algumas dicas de como agir quando houver pessoas presas no elevador do seu prédio.

Resgate de pessoas presas no elevador

O primeiro ponto a ser ressaltado é que apenas técnicos especializados ou o Corpo de Bombeiros podem resgatar passageiros presos.
Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, o elevador acaba ficando preso entre dois andares. Dessa forma, sem a ajuda de um especialista, o passageiro resgatado pode acabar caindo no vão entre o elevador e o piso.

Ao ficar preso, o passageiro pode utilizar o interfone ou alarme do elevador para comunicar a portaria de sua situação. A partir deste momento começa um processo importante, que antecede o resgate.

presas no elevador

É nessa hora que se faz fundamental a ação de tranquilizar o passageiro. Sempre diga que a cabina é um lugar seguro e que possui ventilação, portanto não faltará ar.

O desespero pode tomar conta de quem está preso, por isso é muito importante solicitar que o passageiro não tente sair da cabina sozinho.

Se possível, mantenha sempre alguém em contato com a pessoa retida enquanto as medidas necessárias para solta-la são tomadas.

Por fim, se o elevador tiver parado por falta de energia, solicite ao passageiro que aguarde com paciência até a luz voltar e o elevador funcionar novamente.

Mais uma vez, reforçamos que apenas profissionais especializados podem resgatar pessoas presas no elevador. Por isso busque criar em seu prédio uma cultura que respeite esta regra. Não há o que temer preso em um elevador.

Gostou dessas dicas? Acesse a nossa matéria com três dicas para que a limpeza dos seus elevadores seja surpreendente!