Modernização de elevador: é hora de fazê-la?

O elevador é um equipamento que acabou se tornando essencial nos prédios graças à sua praticidade, velocidade e conforto. Considerado o meio de transporte mais seguro do mundo, é preciso manter a atenção e de muito cuidado para poder preservar o seu funcionamento e mante-lo seguro.
Para isso, existem diversos tipos de manutenção, que ajudam a corrigir e prevenir problemas. No entanto, em máquinas com idade a partir de 15 anos, as manutenções acabam sendo menos efetivas. Sendo assim, para evitar problemas constantes ou a própria troca de elevador, a modernização de elevador acaba se tornando uma excelente opção.

O que é a modernização de elevador?

A modernização de elevador é a substituição de peças da máquina, com o objetivo de fornecer mais segurança e conforto aos seus usuários, além de prolongar a sua vida útil. Ela pode acontecer de três formas distintas: estética, técnica e tecnológica.

Atualmente, podemos acompanhar o avanço e evolução tecnológica de diversas equipamentos usados no dia a dia, e com os elevadores não é diferente. Toda essa evolução na tecnologia acaba gerando um aumento na expectativa das pessoas em relação ao desempenho e comodidade de tudo o que as rodeia diariamente.
Portanto, para estar adequado não só aos aspectos legais e de segurança, mas também às expectativas de todos os usuários, modernizar os elevadores é uma ótima saída.

Elevador moderno com vista panorâmica

Quando se deve modernizar?

Para saber quando é necessário modernizar seu elevador, mensura-se tempo e frequência de utilização. É possível ver modelos instalados 50 anos atrás em perfeito funcionamento, enquanto alguns com 10 anos de instalação já apresentam sinais de necessidade da troca. Estes sinais são:

  • Frequência de manutenção aumenta, e são feitas muitas trocas em períodos curtos;
  • Os barulhos aumentam e viram rotineiros;
  • Apresenta interrupções de serviço constantemente e
  • Aumenta o consumo de energia.

Ainda existem os casos de adequação às normas de segurança da ABNT.

Portanto, conhecer bem o seu elevador é fundamental, e te proporcionará tomar ações mais eficazes e certeiras.

Vamos conhecer os tipos de modernização de elevador?

Estética

Na modernização estética, alteram-se os itens de dentro da cabina: piso, porta, corrimão e teto. Isso traz uma aparência renovada e combina design e conforto, harmonizando com os detalhes arquitetônicos do prédio.
É a modernização estética, principalmente, que transmitirá o aspecto de evolução e atualização do elevador.

Técnica

Apesar de ser a parte que não vemos no elevador, a modernização técnica talvez seja a mais importante. Responsável por adequações às normas, ela traz segurança para todos os usuários e economia de até 70% para o condomínio em até dois anos. Um exemplo são os serviços na máquina de tração, responsável pelo tracionamento mecânico da cabina e contra-peso.
É ela que proporcionará aos usuários viagens mais silenciosas e tranquilas.

Tecnológica

A modernização tecnológica é considerada um requinte para seu elevador. Ela não é obrigatória, mas quando feita, proporciona melhorias na utilização. Como resultado a longo prazo, pode causar um menor dano em seus componentes. O sistema regenerativo é um exemplo, pois em vez de desperdiçar energia na forma de calor, eles alimentam a rede elétrica interna dos condomínios, podendo ser reutilizada. Outro exemplo de tenologia é o sistema por biometria, que proporciona praticidade e eficiência aos usuários.

Modernizar é valorizar

Um dos grandes benefícios da modernização é a obtenção de economia. No entanto, além disso, modernizar os elevadores traz maior valor agregado ao condomínio.
Portanto, além de proporcionar segurança, conforto, praticidade e redução de gastos a longo prazo, a modernização de elevador acaba valorizando todo o edifício.

As principais vantagens

Algumas das vantagens já foram citadas, mas aqui vamos compilar a principais.

Economia

Elevadores modernizados chegam a gastar 40% menos energia. Além disso, em função de as peças serem novas, diminui-se o gasto com manutenções.
O investimento na modernização de elevador é considerado alto por algumas pessoas, mas a longo prazo, seus benefícios e economia acabam valendo a pena.
E vale ressaltar que, mesmo que modernizados, os elevadores continuam precisando passar por manutenção preventiva.

Segurança

Ao longo do tempo as tecnologias são lapidadas e aprimoradas. Portanto, levar elementos mais recentes e tecnológicos para os elevadores acaba elevando, consecutivamente, o nível de segurança dos equipamentos.

Conforto 

Bem como na segurança, toda a tecnologia envolvida na modernização acaba melhorando o funcionamento dos elevadores e também a experiência dos usuários.
Seja de forma visível, com o interior da cabina repaginado, ou de foma invisível, nos elementos que fazem o elevador funcionar, a modernização proporciona mais tranquilidade e viagens agradáveis.

Sustentabilidade

A redução nos gastos com energia acabam reduzindo também a emissão de CO² para gera-la. Desse modo, a modernização acaba contribuindo, também, com o meio ambiente.

Aumento da vida útil

Com a modernização de elevador, as máquinas ganham novos componentes. Então, independente da sua idade, todas as novidades acabam prolongando a sua vida útil, proporcionando o aproveitamento do elevador por mais anos.

Modernização na prática

Você já pode compreender até aqui no que consistem as modernizações estética, tecnológica e técnica. Mas vamos ver agora algumas das coisas coisas que podem ser implementadas nos elevadores.

Biometria

Com ela, o elevador apenas funcionará com a digital de quem estiver cadastrado, senha ou chaveiro de aproximação. Os botões do elevador só podem ser usados depois da identificação do usuário. Ele proporciona segurança a todo o condomínio, permitindo apenas as viagens de pessoas autorizadas.

Sistema inteligente DDS

Ele calcula as rotas do elevador levando em consideração a solicitação do usuário e a posição na qual se encontra a cabine. Ele permite mais fluidez no atendimento de todos os chamados e evita paradas em andares desnecessários.

Sistema regenerativo

Ele regenera a energia, ao invés de desperdiça-la em forma de calor. Assim, ele é capaz de realimentar a rede elétrica interna do edifício, ajudando no funcionamento de outros elevadores, iluminação e ar condicionado, por exemplo.

Crel e a modernização de elevador

Modernizar os elevadores pode ser a solução de muitos problemas. E justamente por isso, é preciso escolher uma empresa de confiança e credenciada para realizar este tipo de serviço.
A Crel Elevadores executa os três tipos de modernização, e ajuda você e seu condomínio a estarem de acordo com a ABNT NBR 15597.
Conheça todos os nossos serviços no nosso site, e entenda melhor por que modernizar o seu elevador clicando aqui!