Manutenção periódica: quando fazê-la?

Considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, o elevador pode ocasionar acidentes. A manutenção periódica garante segurança no elevador e evita situações de perigo. Mas quando é hora de fazê-la?

Manutenção periódica

Esta é a chave para que o equipamento funcione da melhor forma. Muitos acidentes acontecem devido atitudes inapropriadas e a falta de manutenção periódica nas máquinas.

Portanto cabe ao síndico cuidar da manutenção do elevador, zelando sempre pela segurança dos condôminos e adequação às normas vigentes da ABNT É ele também que cuida da contratação da empresa que fará a manutenção das máquinas.

Itens que merecem atenção

Homem fazendo manutenção periódica em elevador

Para garantir um melhor resultado da manutenção periódica e a segurança no elevador, alguns itens merecem atenção:

Indicações técnicas da máquina: Cada elevador possui um limite de peso e número de passageiros que pode transportar e esses valores devem ser respeitados. O equipamento deve conter sinalização que mostre claramente estas informações.

Portas automáticas: As portas são programadas para abrirem em locais específicos e com velocidade controlada. Caso algum destes fatores varie, informe ao síndico! Ele deve entrar em contato com a empresa que dá manutenção nos elevadores. E não force as portas do equipamento.

Equipamentos de comunicação e segurança: Interfone ou alarme de segurança também podem sofrer com pequenos defeitos, falhando em casos de acidentes, inclusive. Por isso, devem ser sempre checados.

E não menos importante: verifique se o equipamento encontra-se no local adequado na hora de abertura. Este problema já ocasionou acidentes por todo o mundo e acabou virando lei. Confira o documento completo aprovado na Assembleia de São Paulo. Caso a máquina do seu condomínio não esteja em adequação, cabe ao síndico buscar a atualização dos equipamentos.

Prevenir é sempre melhor

Em conclusão, a manutenção periódica evita acidentes e desconforto para seu condomínio. Sendo assim, se utilizado de forma correta e com seus itens sempre checados e adequados, a máquina dará menos problema, garantindo a segurança de todos.