Limite de carga: entenda a importância para a sua segurança

 Excesso de peso pode causar riscos para passageiros e danos no elevador

Atualmente, utilizar o elevador facilita a locomoção de muitas pessoas. Justamente por conta desta forte presença em nossa rotina, acabamos não percebemos algumas informações fundamentais para a nossa própria segurança. Uma delas, por exemplo, é em relação ao limite de carga em elevador, que deve sempre ser respeitado. Pois o excesso de peso pode prejudicar o bom funcionamento do equipamento. Ou seja, o elevador nem sempre é como coração de mãe. Muitas vezes não cabe mais um e é necessário esperar a próxima viagem.

Um elevador com carga acima da permitida pode provocar riscos aos passageiros e ao seu próprio desempenho, causando assim gastos maiores com troca de peças e intervenções. Por isso, é importante estar sempre atento aos avisos que são colocados para informar o limite de carga permitido. Todo elevador deve possuir uma placa que indica sua capacidade em números de passageiros e o equivalente em quilos.

Limite de carga em elevadores

Normas no Brasil

No Brasil, as normas que comandam a fabricação dos elevadores são elaboradas a partir de estudos sobre possíveis riscos e acidentes, estabelecendo assim um padrão a ser seguido. Com isso, as normas NM 207 e NBR 16042 estabeleceram que o padrão a ser considerado de um passageiro é de 75kg e a partir desta informação e da área da cabina em m², foi determinada a quantidade máxima permitida para transporte.

A maioria dos elevadores residenciais ou comerciais tem como limite de carga a acomodação de 6 pessoas com este peso, o que não significa que apenas 6 pessoas possam usar a máquina, pois o que deve ser levado em consideração é a soma do peso estimado para cada pessoa multiplicado pela quantidade delas. Neste caso, por exemplo, 6×75 dá um total de 450kg, que é o peso que deve ser respeitado.

Vale lembrar que por mais que os elevadores estejam cada vez mais tecnológicos. Por isso devemos seguir suas regras para que nossa segurança seja mantida acima de tudo. Existem equipamentos mais modernos que possuem um sistema de pesador de carga, que monitora permanentemente o peso transportado e impede o funcionamento caso esse valor seja desrespeitado. No entanto, devemos fazer a nossa parte e ficar de olho em cada comunicado ou informação presente no interior da cabina. Assim, garantimos uma viagem confortável e mais segura.