Encurtamento dos cabos de aço: entenda sua importância

Veja como este procedimento pode ser benéfico no seu prédio

A cada dia podemos notar o aumento na quantidade de prédios nas cidades. Esse é o chamado crescimento vertical.
Já nos acostumamos com paisagens repletas de gigantes e também a conviver dentro deles, seja trabalhando ou morando.
Uma das partes fundamentais e que também vem evoluindo são os elevadores. Eles sobem e descem centenas de vezes diariamente, portanto precisam de cuidados. Por isso, hoje vamos contar a importância do procedimento de encurtamento de cabos de aço e qual a sua utilidade.

Encurtamento de cabos de aço

O uso constante dos elevadores faz com que os cabos se estiquem. Assim, algumas consequências podem ser observadas, como o desnível entre o elevador e os pisos, por exemplo. Por isso, o encurtamento de cabos de aço deve ser realizado periodicamente.
A principal função do encurtamento é garantir que a distância entre o para-choque e o contrapeso seja segura e adequada.
Este é um procedimento fundamental, que deve ser realizado, inclusive, em elevadores novos e com cabos novos.

Encurtamento dos cabos de aço

Benefícios do encurtamento

Ele promove uma melhora na performance dos elevadores, evita paradas repentinas e auxilia cabos e demais peças a ampliarem sua vida útil.
Não realizar o encurtamento dos cabos, portanto, pode acabar gerando problemas maiores e, consecutivamente, maiores custos.
Ou seja, além de ajudar a garantir viagens tranquilas aos usuários, o encurtamento de cabos de aço também irá te ajudar a economizar.

Vale ressaltar que este procedimento é estabelecido pela norma NBR NM 207:99 e deve ser realizado de acordo com o projeto do equipamento em questão.

É importante sempre manter-se alerta para as manutenções de elevadores do seu prédio, tanto as específicas quanto as gerais. E para aproveitar que estamos falando de manutenção, acesse o nosso texto que fala sobre quais são os tipos de manutenção existentes.