Dicas de uso do elevador: saiba como cuidar do equipamento corretamente

Cuidados com as portas e outros componentes merecem atenção

 

Os elevadores são equipamentos muito presentes na vida das pessoas. Hoje, a grande maioria de condomínios, edifícios residenciais e prédios comerciais contam com eles para o transporte dos moradores e funcionários desses locais. Por mais que seja um equipamento seguro e moderno, ainda existem cuidados humanos que devem ser tomados para manter o bom funcionamento e a segurança durante a viagem. Quer saber algumas dicas de uso do elevador? Confira a seguir:

 

10 dicas para cuidar bem do elevador:

 

1 – Verifique se o elevador está parado antes de entrar no equipamento.

 

2 –  Não aperte o botão por várias vezes seguidas, pois isso não vai fazer com que o elevador chegue mais rápido e pode desgastar seu mecanismo.

 

3 – Nunca tente abrir ou fechar a porta sozinho. O equipamento tem o seu tempo para realizar suas tarefas e você pode acabar se machucando.

 

4 – Não aperte o botão de alarme desnecessariamente e não bloqueie o fechamento das portas com objetos.

 

Botões do elevador

 

5 – Em casos de emergência, como travamento das portas ou falta de energia, por exemplo, ligue para a portaria e comunique o que está acontecendo. No entanto, mantenha a calma. Esses equipamentos são feitos com sistemas de segurança e essa recomendação está entre as melhores dicas de uso do elevador, que devem ser sempre lembradas.

 

6 – Não ultrapasse o limite máximo. Dessa maneira, fique atento ao limite de carga para que a viagem seja segura e confortável para todos da cabina.

 

7 – Tenha cuidado com as crianças e com os animais no elevador. Evite pulos e brincadeiras dentro da cabina e próximo das portas do equipamento.

 

8 – Respeite a entrada e a saída das demais pessoas. Portanto, tenha calma para entrar e para sair do equipamento, para não causar tumultos.

 

9 – Tome cuidado com os possíveis desníveis dentro da cabina. Ao entrar e sair observe se existe algum degrau. Caso note alguma diferença, avise o síndico ou o responsável pelo local.

 

10 – Por fim, a última dica de uso do elevador é tomar cuidado com o equipamento. Evitar água e objetos que risquem sua estrutura são ações ideais para que ele continue funcionando bem por muito tempo.

 

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos que andam no elevador e ajude a garantir viagens seguras e tranquilas!