Veja 5 cuidados básicos para aumentar a vida útil do elevador

Proteger a cabina, evitar água e respeitar limite de peso são medidas essenciais.

Pode parecer que cuidar do elevador seja apenas responsabilidade do síndico ou dos responsáveis pelo empreendimento que ele está. No entanto, existem boas práticas que podem ser adotadas pelos passageiros e influenciam em seu desempenho, pois além de uma manutenção periódica preventiva e corretiva, a conservação está relacionada a fatores importantes. Confira 5 cuidados básicos que devem ser tomados para aumentar a vida útil deste equipamento tão necessário:

1. Proteger a cabina

Ao transportar itens pesados ou de grande volume é importante analisar a dimensão dos objetos para ver se eles cabem no elevador. Caso haja capacidade para transportar sua carga, ela deve ser revestida de material de proteção acolchoado para evitar batidas, possíveis riscos e danos no espelho.

2. Limite de peso

O excesso de carga pode colocar a segurança dos passageiros em risco e causar prejuízos ao desempenho do elevador, causando assim maiores gastos com manutenção. Por isso, todo elevador conta com uma placa que indica a capacidade em números de passageiros e o equivalente em quilos. Esteja atento e respeite a capacidade para que sua viagem seja segura e confortável.

Cuidados com elevador

3. Evitar brincadeiras

Muitas crianças gostam de subir e descer do elevador e consideram a atividade divertida. No entanto, o equipamento de transporte deve ser levado a sério e não deve ser utilizado para brincadeiras. Apertar vários botões, por exemplo, não vai fazer o elevador chegar mais rápido ao andar e pode causar desgaste do equipamento.

4. Evitar limpar com água

Por ter vários componentes elétricos e eletrônicos que podem ser comprometidos com o contato com água. Por isso o indicado é que os funcionários do condomínio realizem a limpeza com panos úmidos. Além disso, os moradores devem evitar entrar no elevador com capas ou guarda-chuvas muito encharcados e tomar cuidado ao levarem objetos que armazenem líquidos.

5. Não forçar a porta

A porta do elevador é um dos componentes que mais apresenta problemas. Durante o uso é importante não forçar sua abertura, pois as portas são automáticas e abrem quando chegam ao local solicitado. Quando o elevador não estiver no alinhamento e no local correto para abrir, não adianta forçar a porta, pois isso não resolverá. Por isso, é importante manter a calma e deixar que tudo funcione normalmente.