Saiba os cuidados necessários com as crianças no elevador

Adultos devem sempre acompanhar crianças menores de 10 anos no elevador.

Os elevadores estão cada vez mais modernos e seguros. No entanto, é preciso utilizá-lo de maneira consciente e respeitar todos os seus limites. Os cuidados devem ser redobrados com as crianças no elevador. Elas devem sempre estarem acompanhadas durante o trajeto, pois caso aconteça algum imprevisto ainda não possuem maturidade para encará-lo sozinhas.

Desde 1998, há uma norma ABNT que proíbe o transporte vertical de menores de 12 anos desacompanhados. Porém, no estado de São Paulo, há uma lei de nº 12.751/98 que determina que a idade limite é de 10 anos para que crianças se locomovam em elevadores sem a presença de um adulto.

Mesmo com a presença dos pais ou responsáveis, algumas medidas precisam ser tomadas.  Ações como brincar, pular e apertar os botões desnecessariamente devem ser evitadas, pois podem causar problemas para o funcionamento do elevador, além de aumentar risco de uma possível pane. Brinquedos também devem ser evitados, já que podem quebrar e acabar danificando os espelhos e luminárias do equipamento e até mesmo causar cortes e arranhões na criança.

criança no elevador precisa estar acompanhada

Por conta disso, desta necessidade de cuidados especiais com as crianças no elevador, separamos algumas dicas de segurança que devem ser respeitadas em nome de um passeio mais seguro. Confira:

Antes de entrar

Antes de entrar no elevador, certifique-se que ele está parado no andar. Não permita que a criança aperte várias vezes o botão de chamada ou acione dois ou mais elevadores ao mesmo tempo. Além disso, antes do sair do equipamento, observe mais uma vez se ele está totalmente nivelado no local. É importante também aguardar a abertura total da porta para passar por ela com tranquilidade e segurança.

Dentro do elevador

Não deixe que a criança tente apressar a abertura das portas com as mãos. As portas serão abertas apenas quando chegarem ao local indicado. Caso ocorra uma pane ou falta de energia, mantenha a calma e permaneça dentro da cabina. Quando o elevador estiver parado, não tente sair sozinho. Aguarde um técnico ou o socorro especializado.

 

Para saber mais informações sobre os serviços que oferecemos acesse o nosso site. Caso precise de algum de nossos trabalhos, você também pode entrar em contato através do telefone (11) 3345-0000.