Contrapeso: conheça a função e as particularidades deste componente do elevador

Conjunto é fundamental para o bom funcionamento do equipamento  

O elevador é um equipamento que conta com muitos componentes. Cada peça tem a sua função e importância para que o transporte vertical seja realizado com sucesso. Existem muitos fatores que ajudam essa máquina a funcionar perfeitamente. Entre eles, está o contrapeso. Aliás, você sabe o que esse componente representa? Confira a seguir:

O que é o contrapeso e como ele funciona?

O contrapeso é uma armação em metal, formada por duas longarinas e dois cabeçotes, que recebem pesos fixados. O ideal é que o conjunto tenha o peso total igual ao da cabine mais o acréscimo de 40 a 50% da capacidade suportada.

O movimento do contrapeso consiste em subir e descer pelas guias na lateral do poço do elevador. Quando a cabina é movida para baixo do eixo, o contrapeso sobre e vice-versa. Ou seja, o contrapeso é o responsável por tornar o ato de levantar e descer a cabina mais fácil.

Componente importante

Um das grandes ajudas deste importante componente de um elevador é para o motor, que precisa utilizar menos força. É como se fosse uma gangorra. Para levantar uma pessoa com os braços é muito complicado e exige muito esforço. Mas com a ajuda deste “brinquedo” a tarefa é facilitada. Com o contrapeso é o mesmo esquema, pois ele deixa o ato de movimentar a cabina mais simples.

Contrapeso

Redução de energia

O contrapeso reduz a quantidade de energia que o motor precisa utilizar. Do mesmo modo, ele também ajuda a diminuir a quantidade de frenagem que o elevador precisa realizar.

Como seria se o contrapeso não existisse?

Com base em tudo que falamos neste texto é possível ter uma breve ideia de como seria o funcionamento dos elevadores sem o contrapeso. Sem ele, seria muito difícil subir a cabina com sua capacidade no limite. Além disso, na hora da descida o trajeto poderia ser complicado, pois esse componente também auxilia a controlar o freio do equipamento.

Curiosidade

Sem dúvida, muitas pessoas pensam que é mais fácil um elevador cair descendo. No entanto, é mais comum que ele caia na posição de subida. O fato é estranho, mas é real. Isso acontece por conta do contrapeso ser sempre mais pesado que a cabina, quando vazia ou com poucas pessoas. Mas, vale lembrar que é raro este tipo de problema acontecer, pois o elevador conta com vários dispositivos de segurança, que ajudam a evitar eventuais imprevistos e surpresas negativas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o contrapeso? Continue de olho em nosso blog, pois em breve postaremos mais matérias sobre os componentes de um elevador!