Sempre procure um consultor durante todo o processo de melhoria nos elevadores, para saber mais e tirar qualquer dúvida entre no site da seciesp

O que faz um consultor?

Um consultor de elevadores é um profissional especializado na área, sem vínculo com nenhuma empresa fabricante ou de manutenção, que pode ser chamado em três ocasiões.

São elas, vistoria anual/periódica, análise de orçamentos para modernizações e reformas e o acompanhamento de execução de reformas e modernizações, entenda como funciona em cada caso.

 

Vistoria anual/periódica

Ao ser contratado para realizar uma vistoria, o consultor analisa todos os componentes com relação a segurança, desempenho, funcionamento, atendimento a legislação e normas. Após essa análise ele identifica onde estão os pontos críticos que podem comprometer desde a segurança do usuário até o funcionamento do elevador, é realizado um levantamento fotográfico dos componentes que precisarão ser substituídos, ajustados ou refeitos.

Deste modo ele orienta com sugestões para a solução dos problemas encontrados e emite um laudo técnico abrangendo os itens acima, podendo incluir registro do laudo no CREA com recolhimento de ART, e ao fim da execução dos serviços ele retorna para avaliar se as solicitações foram atendidas.

 

Análise de Orçamentos para Modernizações e Reformas

Se está pensando em realizar modernizações e reformas no seu elevador, aconselhamos ter no mínimo três orçamentos, o consultor avalia as técnicas das propostas existentes ou elaboração de um memorial descritivo com os itens a serem considerados nas propostas, avaliando as empresas proponentes e elabora uma planilha de equalização técnica das propostas.

Fazendo uma análise do serviço final já realizado pelas empresas e dos equipamentos propostos e tomando a melhor decisão para o condômino e seus condôminos, participa em assembleia e reuniões de conselho para esclarecimento ao condomínio que irá orientar qual a decisão deverá ser tomada.

 

Acompanhamento de execução de reformas e modernizações

Após a escolha da empresa o consultor realiza o acompanhamento semanal das instalações conferindo e certificando o equipamentos e componentes que estão sendo instalados, avalia os procedimentos de execução, aprova os ajustes mecânicos e elétricos dos elevadores e após o final do serviço, ele realiza testes de segurança em todas as partes do equipamento, verifica o desempenho do elevador em todos os componentes e faz uma avaliação final certificando a Adequação das Normas e libera o uso.