Conheça os principais cuidados com elevadores durante a chuva

Atenção com eletricidade e infiltrações deve ser redobrada

Junho é um mês marcado por mudanças de temperatura, incluindo o aumento das chuvas. Com o inverno, que segue até setembro, a chance de temporais e de alguns transtornos aumenta. Isso acontece também prédios. Por isso, hoje queremos falar sobre os cuidados com elevadores durante a chuva.

Primeiramente, é importante destacar que uma das principais preocupações é em relação a energia. Já que em caso de tempestade, é comum que ocorra oscilação. Por isso, nessa situação é importante ficar atento se a instalação de para-raios atende as normas vigentes. Além disso, o recomendado é que em casos de chuvas muito fortes os elevadores sejam desligados na chave geral, que é localizada na casa de máquinas.

Dessa forma, em caso de quedas de energia é preciso averiguar se alguém ficou preso na cabina. Caso isso aconteça, é preciso chamar profissionais especializados para realizar o resgate com total segurança.

Se houver alagamento do poço, o ideal é levar a cabina até algum andar do elevador, se certificar de que o equipamento passe pelos procedimentos de desligamento e chamar um técnico especializado para realizar os serviço.

Criança na chuva

Atenção diária

No entanto, além dessas ocorrências e dos cuidados com elevadores durante a chuva, existem algumas colaborações diárias que são fundamentais para o bom funcionamento do equipamento.

Escorrer o excesso de água de capas e guarda-chuvas, por exemplo, pode parecer uma tarefa óbvia, mas que pode fazer a diferença na conservação da máquina.

Do mesmo modo, a dica é evitar derrubar água ou líquidos no equipamento, pois ele possui componentes elétricos, que podem ser danificados em contato com a água, mesmo que seja em pequena quantidade.

Cuidados com elevadores durante a chuva

Se você é síndico e quer saber como agir durante essas eventualidades do tempo, confira as dicas que separamos para você:

  • Instrua os passageiros a não pressionarem a botoeira com a mãos molhadas e a evitarem utilizar os elevadores em casos de oscilações de energia, principalmente se o local não possuir um gerador;
  • Oriente os usuários a não entrarem nos equipamentos com capas ou guarda-chuvas encharcados;
  • Caso tenha risco de inundação, certifique-se de que os elevadores sejam paralisados em andares mais altos, para que a água não os atinja;
  • Durante as oscilações, desligue a chave geral e deixe a casa de máquinas fechada, para evitar danos nos componentes eletrônicos;
  • Em casos de danos nos equipamentos, tome uma atitude rápida. Acione imediatamente a empresa que realiza manutenção dos elevadores no local.

 

Gostou das dicas? Continue ligado em nosso blog, pois em breve teremos mais matérias sobre cuidados com os elevadores. Caso precise de uma empresa referência no mercado para manutenção e modernização deste equipamento, conte com a Crel!

Acesse o nosso site, tire suas dúvidas e saiba mais sobre a nossa empresa!