Como surgiu o elevador?

Conheça a história do equipamento e entenda como surgiu o elevador.

O elevador é um equipamento prático e tecnológico que nos ajuda em diversas tarefas, otimizando o tempo que gastaríamos ao subir e descer escadas. Mas, você sabe como e quando ele surgiu? É justamente sobre isso que queremos falar hoje.

De acordo com registros históricos, em 1500 a.C os egípcios já utilizavam uma espécie de elevadores rudimentares para transportarem água, com ajuda de homens e animais. No entanto, o primeiro elevador foi construído em Roma no século I a.C, por um engenheiro chamado Vitrúbia. Foi quem criou equipamentos compostos por um conjunto de roldanas movidos também por força humana e animal.

O primeiro sistema de segurança, que impedia a queda do elevador em caso de rompimento das cordas, foi criado pelo americano Elisha Grave Otis em 1853. Ao passo que era baseado em trilhos serrilhados que prendiam a plataforma caso ela perdesse a sustentação. No entanto, os primeiros elevadores eram muito lentos e para alcançar o oitavo andar, por exemplo, levava mais de dois minutos. Hoje, alguns elevadores chegam a atingir a velocidade de 550m/m, ou seja, são 45 vezes mais rápidos que seus antecessores.

 

Painel de elevador mostrando acionamento para cima, texto da história do elevador

No Brasil, os elevadores começaram a ser fabricados em 1918. O cabineiro, que girava uma manivela, era o responsável por fazer o elevador subir ou descer. Naquela época, as portas eram abertas e fechadas manualmente. Aos poucos, com a construção de edifícios cada vez maiores, o transporte com manivela foi substituído por opções elétricas mais complexas, dispensando o serviço dos cabineiros. De lá para cá, muita coisa mudou e hoje os equipamentos estão cada vez mais modernos. Acima de tudo, oferecendo segurança e conforto para os usuários.

Veja a linha do tempo da criação deste equipamento tão utilizado diariamente:

100 a.C

Um desenho em uma tumba romana apresenta a mais antiga imagem de um guindaste movido a moinho humano. O sistema tinha polias e era operado por cinco trabalhadores.

1853

Esse foi o ano em que os primeiros elevadores surgiram movidos por máquinas a vapor. Os cabos se enrolavam em grandes tambores, sua operação exigia um operar treinado e a movimentação das portas era feita de forma manual.

2000

Os elevadores mais modernos chegaram com tudo e passaram a empregar programas de inteligência para lidar com grandes fluxos de pessoas. Além dos motores serem menores, funções tecnológicas começara a surgir para garantir a segurança e o conforto dos passageiros.