Cuidados com a casa de máquinas do elevador: quais são?

O elevador é muito mais do que a cabina que transporta passageiros e cargas. Para que tenha um bom funcionamento, é necessário que um compartimento específico do edifício fique reservado exclusivamente para o maquinário e componentes eletrônicos. Este local é chamado de casa de máquinas do elevador.

Precauções

Para que o elevador funcione corretamente, é necessário que você tenha o máximo de cuidado e exigência com a casa de máquinas. Por exemplo, não a utilize como depósito! Certifique que tudo que esteja no ambiente seja exclusivamente referente ao elevador, sem materiais diversos.

Temperatura

Um ponto em destaque é a climatização, pois o maquinário deve possuir ar condicionado na sala. A temperatura deve ser padrão e evitar qualquer aquecimento. Caso não seja possível esta instalação, a obrigação é que tenha uma ventilação natural ou mecânica, de acordo com as instruções do técnico de manutenção.

Iluminação

O ambiente precisa ser bem iluminado e possuir uma ligação independente das máquinas e qualquer outro equipamento. O técnico responsável pelo seu condomínio deve se informar sobre a melhor maneira de iluminar. Mesmo com todas as medidas preventivas, é obrigatório que a casa de máquinas seja equipada com extintor de CO2 com vistorias periódicas, pronto para ser utilizado em qualquer eventualidade.

E o mais importante, a casa precisa estar sempre trancada! A chave deve estar disponível apenas para quem possui treinamento específico para frequentar o local.

 

Casa de máquinas de elevador

Limpeza

Para realizar a limpeza dos pisos ou paredes no hall e corredores, evite lavagem com água. A entrada de água nas instalações é prejudicial ao funcionamento do elevador. Fique atento ao surgimento de infiltrações na casa de máquinas, caixa e poço do elevador. Caso tenha algum vidro danificado, realize a troca imediatamente.

Estes são cuidados básicos com a casa de máquinas, que precisam ser seguidos por todos no prédio.