Conheça a importância e os componentes do quadro de força

 Equipamento é fundamental para o funcionamento do elevador

Os elevadores estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, com isso, muitas pessoas acabam observando e tendo mais dúvidas a respeito dos principais equipamentos que o compõem. Hoje iremos falar sobre o quadro de força, que propicia proteção à instalação elétrica e permite ativar e desativar o fornecimento de energia elétrica.

Além de ser fundamental para o funcionamento do elevador, o quadro de força merece todo cuidado e atenção, já que deve estar operando sempre em ótimas condições e dentro das normas de segurança. De acordo com a norma NR10, os quadros de madeira ou antigos estão em desacordo, pois devem possuir pintura eletrostática. Além disso, os quadros devem suportar altas temperaturas, segundo a norma vigente NBR 5410.

Quadro de força para elevador

Um quadro de força que funciona sem qualidade pode gerar problemas sérios e graves para um local. Por exemplo, incêndios, que causam pane no elevador e uma série de estragos.

No entanto, existe uma maneira de fazer com que isso não aconteça. Fazer análise e manutenção do elevador com frequência pode garantir que cada viagem realizada pela máquina traga apenas boas notícias. Esta análise demanda a presença de mão de obra qualificada de um engenheiro elétrico, que providenciará um laudo a respeito das irregularidades encontradas.

Para evitar problemas, conte com a nossa ajuda! Temos 26 anos de experiência e atuação nas áreas de Engenharia Elétrica, Hidráulica e Civil. Possuímos registro no CREA e todos os nossos serviços seguem as normas vigentes com a emissão de ART do engenheiro responsável.

Fazemos análise do quadro de força dos elevadores para certificar que eles estão operando em condições normais de segurança e funcionamento, dentro das normas vigentes. Para isso, contamos com uma equipe qualificada e especializada englobando desde a substituição, a adequação e regularização do quadro de força e sistemas de aterramento, oferecendo segurança com prazo e garantia aos nossos clientes.

Atuamos diretamente com foco na regularização de quadros de força para elevadores e sistemas de aterramento. Disponibilizando soluções diferenciadas de acordo com as necessidades do seu condomínio.

Para que você entenda um pouco mais sobre o quadro de força e a importância de seu perfeito funcionamento, separamos cada componente do funcionamento e suas funções. Confira:

Dispositivo anti-surto

É um dispositivo adequado para proteção dos equipamentos contra surtos elétricos. Ou seja, contra raios e deve ser instalado para prevenção.

Chave de força

Por sua vez, a chave de força deve ser do tipo acionadora com travamento mecânico na posição desligada e blindada.

Bloco autônomo de luz de emergência

Este bloco é essencial para situações de emergência na falta de energia elétrica. Deve ser instalado sobre a máquina de tração e o quadro de comando na casa de máquinas.

Barramento neutro

O barramento neutro é necessário para distribuição do ponto neutro para tomadas e iluminação da cabina.

Barramento terra

Ele deve receber o aterramento e distribuir para o quadro de comando do elevador. Todo elevador deve possuir aterramento de acordo com a norma vigente NBR 5410.

Conector para cabo

O quadro existente não deve possuir partes energizadas aparentes, ou seja, deve possuir conectores para isolar contatos com pontos energizados.

Tomada do quadro de força

Na casa de máquinas deve existir no mínimo uma tomada de 2 polos mais 1 terra com tensão de até 250V.

Diferencial residual e disjuntor de luz

O diferencial residual serve para promover proteção dos circuitos de luz da cabina e tomada elétrica. Já o disjuntor de luz, garante a proteção em caso de curto-circuito ou sobrecorrente da iluminação.

Sistema de aterramento

O barramento terra do quadro de força deve receber um cabeamento que será originário do sistema de aterramento. Ele fica no piso inferior, provido de caixas de inspeção com tampa, conectores e hastes de cobre que ficam enterradas no solo.