4 acidentes mais comuns em elevadores

Conheça os principais acidentes que ocorrem nos elevadores

O elevador é o meio de transporte mais seguro do mundo. Sua taxa de acidentes é muito baixa, uma vez que muitas viagens são realizadas diariamente e poucos acidentes são registrados. Mesmo sendo poucos, eles acontecem. Por isso, hoje vamos falar sobre os acidentes mais comuns em elevadores, suas causas e como preveni-los.

Portas do elevador

A maior parte dos acidentes em elevadores está relacionada às portas, quando estas estão se fechando.
Isso pode acontecer por uma série de motivos, mas a falta de manutenção ou uma manutenção mal feita são os principais. Nesse caso, as portas podem estar se fechando antes do esperado, surpreendendo os passageiros ou também fechando rápido demais.

Resgate inadequado de passageiros

Ficar preso em um elevador pode ser uma péssima experiência, mas a pressa para “escapar” pode resultar em algo ainda pior.
Outro dos acidentes mais comuns em elevadores é causado pela tentativa de resgate de passageiros presos por pessoas não especializadas.
Esta prática é tão perigosa para quem está sendo resgatado quanto para quem está resgatando. Desse modo, o resgate só deve ser realizado por um técnico habilitado ou pelo corpo de bombeiros.

acidentes mais comuns em elevadores

Desnivelamento da cabine com o pavimento

Em elevadores mal inspecionados este é um mal comum.
A cabine do elevador acaba ficando acima ou abaixo do nível do pavimento do andar, causando grande risco de quedas.
O risco principal neste caso é a possibilidade do passageiro acabar caindo no vão entre a cabine o piso, no poço, podendo resultar em um acidente fatal.
Por isso, é importantíssimo checar sempre se, ao abrir das portas, o elevador encontra-se de fato no lugar em que deveria.

Excesso de peso na cabine

Vivemos em um mundo dinâmico e muitas vezes apressado. Há quem não possa (ou não queira) esperar mais um pouco até o próximo elevador chegar ou voltar e acaba se apertando no meio dos outros passageiros.
As chances de um elevador cair são muito baixas. Mas ainda assim, exceder sua capacidade máxima não é uma boa ideia.
Este excesso pode causar a parada do elevador, gerando um grande desconforto para todos lá dentro.
Portanto, respeitar as indicações de lotação e peso do elevador é fundamental.

Evitando os acidentes mais comuns em elevadores

Analisando os acidentes mais comuns em elevadores é possível compreender que mantê-los sob uma manutenção de qualidade é de suma importância. E com a manutenção aliada ao seu bom uso pelos passageiros não há o que temer dentro de uma cabine.

 

Se você procura pelo serviço de manutenção, confie em quem atua neste mercado há quase quatro décadas, oferecendo responsabilidade e eficiência em seus resultados. Fale conosco e conheça o nosso trabalho!