3 dicas para que a limpeza de elevadores seja surpreendente

Saiba como manter o equipamento sempre limpo e agradável

Sem dúvida, os serviços de limpeza e manutenção são os mais procurados pelos síndicos e administradores de prédios e condomínios. Esses locais, que recebem muitas visitas diariamente, precisam estar sempre limpos e bem organizados. Afinal, a experiência das pessoas que circulam por esses ambientes depende muito do resultado dessas tarefas. Por isso, hoje queremos dar algumas dicas de como manter a limpeza de elevadores. Assim, fica mais fácil garantir que o edifício passe boas impressões e seja lembrado como um lugar agradável.

De fato, o elevador é um equipamento que faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Hoje, é muito comum entrar em um elevador várias vezes ao dia. E justamente por ser tão frequentado ele merece atenção especial em alguns aspectos. Conheça 3 dicas essenciais para a limpeza de elevadores:

Definição de horários é primordial

Primeiramente, antes de iniciar o trabalho de higienização no equipamento, é preciso estudar quais horários mais frequentados e em quais momentos a limpeza pode ser realizada com mais tranquilidade. Desse modo, é possível escolher o horário de menor circulação para interditar o elevador e executar os serviços com calma.

De acordo com especialistas neste tipo de atividade, a limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por dia. No entanto, a necessidade pode aumentar se circulação de pessoas for muito grande ou caso surja alguma necessidade.

limpeza de elevadores

Cuidados com o inox

Para limpar o aço inoxidável não é preciso utilizar produtos muito densos. Neste caso, é importante evitar os materiais que tenham alvejantes ou elementos abrasivos, que podem danificar o equipamento. Por isso, durante a limpeza de elevadores o recomendado é usar sabão neutro e água quente. Do mesmo modo, é necessário evitar o uso de esponjas, lâminas e esfregões de aço e utilizar panos limpos e flanelados.

Atenção aos detalhes

O espelho é um ponto muito marcante no elevador. Porém, exige um cuidado especial para que esteja sempre limpinho e brilhando. Para isso, a dica é iniciar a limpeza com um espanador ou pano seco e limpo para tirar a poeira. Depois que isso for feito, o ideal é aplicar no pano uma solução com detergente neutro. Essa solução deve ser borrifada sempre no pano e nunca direto no espelho. Em seguida, é preciso passar o pano com cuidado no material para depois retirar as manchas com outro tecido macio e totalmente seco.

Da mesma forma, a higienização do teto e das luminárias também merece dedicação. Neste caso, uma escada firme deve ser utilizada para alcançar as partes mais elevadas e fazer uma limpeza mais efetiva com um pano umedecido com detergente e água. Se as peças estiverem muito encardidas e precisarem ser lavadas, o recomendado é solicitar que os responsáveis pela manutenção façam a retirada para limpeza e a recolocação após o serviço.

Por fim, os pisos devem ser higienizados com o auxílio de um rodo e com a mesma solução citada anteriormente. Após isso, um pano seco deve ser o responsável por finalizar o trabalho e deixar o chão sem manchas. Para evitar acidentes, é obrigatório sinalizar o local com o uso de uma placa de piso molhado.

Gostou do nosso texto sobre a limpeza de elevadores? Temos muito mais dicas para você em nosso blog. Continue de olho e confira mais matérias como essa!